O American Film Institute realiza eventos anuais ( falhou nos anos da pandemia) para reconhecer o trabalho e a carreira de grande nomes da indústria . É o Life Achievement Award. Nos últimos dois anos o prêmio foi para artistas que ainda estavam na faixa dos 60 anos, e com a carreira ainda a todo o vapor. George Clooney em 2018 e Denzel Washington em 2019. Mas em 2022 o prêmio voltou ao princípio de homenagear grandes nomes do cinema que já estão semi-aposentados. É um reconhecimento de muitas vezes mais de 60 anos de carreira. Acho justo e correto. Em 2022, a homenageada foi a maravilhosa Julie Andrews. O prêmio para Julie foi anunciado em 2109, mas por causa da pandemia está acontecendo só agora.
Nos últimos tempos, Julie vem se dedicando mais a trabalhos de narração/ dublagem. É dela a voz de Lady Whistledown em Bridgerton. Ela também será a dubladora de Marlena Gru em Minions 2: A Origem de Gru, que vai estrear em 30 de junho nos cinemas. Mas, é claro, ela é muito mais que isso! A Maria de A Noviça Rebelde, a Mary Poppins (que lhe deu o Oscar). E ainda o meu filme favorito dela , Victor ou Victoria. Para as gerações mais novas, ela é a avó de Mia (Anne Hathaway) nos filmes de O Diário da Princesa. Sempre simpática, sempre doce, e com aquela voz inigualável.
A festa do AFI teve presenças importantes, que aquecem o coração de fãs e de cinéfilos em geral. Anne Hathaway e Dick Van Dyke, parceiros inesquecíveis de Julie, mandaram vídeos. Mas teve mais gente importante. Veja só as fotos:
Quem estava lá?
Talvez essa seja a mais incrível. Maria e seus filhos de A Noviça Rebelde. Marta (Debbie Turner), Brigitta (Angela Cartwright), Freidrich (Nicholas Hammond), Gretl (Kym Karath), Kurt (Duane Chase).
Julie e sua amiga de mais de 50 anos, Carol Burnett. Elas fizeram vários especiais de TV. Carol é madrinha da filha de Julie, Emma.
A surpresa ficou por conta de Gwen Stefani, que foi acompanhada pelo marido, Blake Shelton. Ela destacou que A Noviça Rebelde foi “um dos filmes mais impactantes de minha vida”. “Eu sempre fiquei muito nervosa de conhecer meu ídolo. Mas esta é a noite.”.
Bo Derek, que ficou famosa por Mulher Nota 10, também falou sobre Julie. O filme era estrelado por ela, e dirigido por seu marido, Blake Edwards.
Steve Carell brincou sobre o fato de Julie fazer o papel de sua mãe em Minions 2 -A Origem de Gru.
E Cynthia Erivo homenageou a atriz cantando Edelweiss. Adora essa música. Muito linda!
Fran Drescher foi como presidente do SAG. E Jane Seymour falou sobre sua admiração por Julie.
Edward James Olmos estava lá, mas a delícia foi ver Hector Elizondo relembrar que foi par romântico de Julie em O Diário da Princesa 2. Adoro!