Eu lembro quando essa história de Ryan Grantham ter matado a mãe lá no final de março. Mas agora, a coisa fica ainda pior. Durante o julgamento, a gente ficou sabendo que a ideia de Ryan era matar sua mãe com o objetivo de poupá-la da tristeza de saber que ele matara Justin Trudeau. Sim, isso mesmo, o objetivo do rapaz era matar o primeiro-ministro do Canadá.
Começando por quem é Ryan. Ele tem 24 anos e é ator desde os 9. Ele fez participações em várias séries como Supernatural e iZombie. Também esteve em filmes como Diário de um Banana e A Imaginação do Doutor Parnassus. Mas ficou famoso por sua participação em Riverdale. Ele fez o papel de Jeffery Augustine, que na série foi o responsável pelo atropelamento e morte de Fred Andrews (Luke Perry) na série. Essa papel exibido na quarta temporada em 2019 também foi o último crédito como ator, segundo o IMDb.
O que aconteceu ?
Em 31 de março, Ryan disparou um tiro contra a cabeça de sua mãe, Barbara, de 64 anos, na casa onde viviam na cidade de Squamish. Isso ocorreu enquanto ela tocava piano. Segundo foi mostrado na corte, Ryan ensaiou a morte, inclusive em vídeos que foram exibidos. Inclusive um segmento de 4 minutos onde ele confessa seu crime e mostra o corpo da mãe. No dia seguinte do assassinato, ele colocou em seu carro três armas, munição,?12 coquetéis molotov, coisas para acampar. E também tinha um mapa com as direções até o Rideau Cottage, em Ottawa. Seu objetivo era matar Trudeau. Ele foi dirigindo até a cidade de Hope, até que resolveu voltar. Pensava em cometer algum ato de violência em massa em sua universidade ou em outras localidades. Naquela noite ele resolveu se entregar para a polícia de Vancouver.
Segundo duas análises psiquiátricas que foram exibidas na corte, Ryan sofria de um intenso período de depressão clínica. Já externamente aparentava que estava tudo bem. Ele também tinha vontades de cometer violência e se matar. Ele inclusive parou de ir nas aulas na Simon Fraser University. Ambas as análises mencionavam que ele tinha um problema com o uso de maconha.
No Canadá, assassinato em segundo grau em geral significa prisão perpétua. O julgamento deve terminar hoje (15) com as argumentações da defesa.