Quem é fã de cinema, tem uma curiosidade constante sobre o que acontece por trás das câmeras. O relacionamento entre atores, com o diretor, as dificuldades da produção. Recentemente saiu no Paramount Plus o excelente The Offer, sobre as filmagens de O Poderoso Chefão. Agora é a vez de Olivier Assayas, que eu tive a oportunidade de entrevistar quando ele esteve aqui para lançar Wasp Network. Ele fez uma minissérie baseada em seu filme de 1996 do mesmo nome, Irma Vep. E fala justamente sobre esse mundo. A minissérie Irma Vep de 2022 tem episódios disponibilizados semanalmente na HBO Max. São 8 no total. O que vi até agora me conquistou bastante.
A minissérie acompanha Mira (Alicia Vikander), uma atriz norte-americana desiludida com sua carreira. Ela faz blockbusters, mas quer algo que a desafie como atriz. É quando surge uma oportunidade de um papel no remake do clássico Les Vampires. O título é Irma Vep. Enquanto se preparada para o trabalho, ela começa a notar comportamentos estranhos que não tinha antes. E teme estar se tornando mais próxima de sua personagem do que gostaria.
O que achei de Irma Vep até agora?
Na verdade, Irma Vep é uma série dentro de uma série. Oliver Assayas acompanha não só a jornada de Mira. Aborda também outros personagens que fazem parte do elenco e equipe da história. Há o diretor à beira de um ataque de nervos, o ator que usa seu papel para conseguir se reaproximar de uma antiga paixão. E claro, Mira, que reencontra uma ex-namorada, e sente dificuldade de se adaptar. Isso sem contar que ela ainda tem que lidar com uma agente que quer que a atriz largue a produção para fazer um filme de super-herói. E a cada cena, há uma crítica direcionada à indústria. Mas tudo é irônico, divertido, como se fosse uma piada entre amigos. Faz a audiência sentir que faz parte desse mundo.
Nos dois episódios atualmente disponíveis, há a percepção de algo muito diferente. E começando com a interpretação de Alicia Vikander. Ela está super à vontade fazendo uma variação dela mesma. Também adorei a atuação nervosa de Vincent Macaigne como o diretor Henri Vidal. Outro destaque é Adria Arjona, que fez a noiva fofa de O Pai da Noiva. Aqui ela estabelece uma relação super sexy com Alicia Vikander só baseada em olhares e palavras.
É difícil depois de somente dois episódios saber que caminhos Assayas seguirá com Irma Vep (não vi o filme de 1996). Há o rumor que até Kristen Stewart, com quem o diretor fez Personal Shopper, irá aparecer em algum momento. Mas até agora, o que vi me satisfez bastante – e me fará ficar esperando pelo próximo episódio.