Nas últimas semanas tive a sorte descobrir ótimas séries no streaming. No Disney Plus, foram Obi-Wan Kenobi e Ms Marvel (essa ainda tem alguns episódios para estrear). Na Apple TV teve A Serpente de Essex, que mistura drama e fantasia, com Claire Danes. E agora, em duas sentadas, assisti O Verão que Mudou minha Vida. A primeira temporada com sete episódios está completa na Amazon Prime Vídeo. E uma segunda já foi aprovada mesmo antes da estreia da primeira.
A série se baseia no primeiro livro da trilogia de Jenny Han, a mesma de Para Todos os Garotos que já Amei. Conta a história de Belly. Ela, sua mãe e seu irmão sempre passam o verão na casa de praia da família Fisher. No decorrer dos anos, ela ficou muito próxima de Conrad e Jeremiah, os dois filhos dos Fisher. Só que Conrad é o seu primeiro amor, mas nunca prestou atenção nela. Mas agora, com Belly prestes a fazer 16 anos, as coisas estão diferentes. Paralelamente, as duas mães, Laurel e Susannah, também enfrentam momentos de decisão em suas vidas.
O que achei da série?
Eu não li os livros, mas pelo que sei a série toma várias liberdades com o texto, especialmente todo o arco do baile de debutantes. Mas, isso não importa, o espírito das histórias de Jenny Han está presente. E logo você está completamente envolvida com as histórias, se sentindo parte da família. A praia onde fica a casa de verão é um outro personagem. Dá vontade de ir para lá, conviver com todos eles. Os personagens não são perfeitos, erram bastante, conforme a própria Lina diz num determinado momento. Mas, a vida é assim mesmo, não?
Como é normal para alguém de sua idade, Lina tem uma grande paixão, Conrad. Qualquer menina dessa idade se apaixonaria por ele, promete com os olhos, mas depois desaparece. #quemnunca, rsr? Mas isso não a impede que dê uma chance para outros meninos que ficam encantados por ela. Assim como não impede que um dos meninos que se apaixona por ela tenha ficado com meninos e meninas. E tudo é feito sem drama, todos aceitam as escolhas de todos.
Além das idas e vindas românticas de Lina, a série ainda tem momentos ótimos descrevendo a amizade e os desejos das duas mães. Isso inclui transar, beijar, e sair como nos velhos tempos. É bom ver que há espaço pra todo o mundo.
O elenco é todo ótimo. A atriz que faz Lina, Lola Tung (estreando em Hollywood), tem uma luz encantadora. Ela reage perfeitamente às situações dramáticas, românticas, e também das amizades com as outras garotas. Não há vilões em O Verão que Mudou minha Vida. Apenas gente que erra e acerta. Como na vida. Adorei! Aguardando ansiosamente a segunda temporada.