Para muitos, é claro, ele é o Sonny de O Poderoso Chefão, que está no Amazon Prime, HBO Max e Paramount Plus. Esse foi, sem dúvida, seu grande papel, que lhe deu sua única indicação ao Oscar. Mas James Caan, que faleceu hoje ao 82 anos, foi muito mais. Um grande nome do cinema. Infelizmente, alguns de seus grandes papéis não estão disponíveis no streaming. É o caso de Para eles, com Muito Amor, com Bette Midler, e Funny Lady, com Barbra Streisand.
Mas há muito mais. Ele teve 137 papéis no cinema e na TV. Aliás, ele começou fazendo pequenos papéis em séries dos primórdios da TV como Os Intocáveis, Rota 66 e Dr. Kildare, entre outros. Em tempos mais recentes, voltou à TV em papéis marcantes em Las Vegas e Magic City. Mas eu preparei aqui uma listinha de destaques entre os filmes que ele fez, e que estão no streaming. Abaixo a foto de James com seu filhos Scott Caan, astro de Hawaii 5 -0.
Louca Obsessão – Amazon Prime
O filme se baseia na obra de Stephen King e deu o Oscar de atriz para Kathy Bates. O famoso escritor Paul Sheldon (James Caan) sofre um acidente de carro. Ele é socorrido pela enfermeira Annie (Kathy Bates), que afirma ser sua fã número um. Ela o leva para sua isolada casa e cuida de sua saúde. Mas um dia acaba tendo acesso aos originais do próximo livro do escritor e descobre que sua personagem predileta será morta. Essa revelação faz com que sua personalidade doentia se revele. E Sheldon se vê à mercê das loucuras da admiradora.
Queima de Arquivo – HBO Max
Foi o primeiro blockbuster de ação da carreira de James Caan. John Kruger (Arnold Schwarzenegger) é um agente do governo especializado em proteger testemunhas, destruindo seu passado para assegurar o futuro. Ele passa a proteger uma testemunha-chave (Vanessa Williams) que sabe tudo sobre uma firma de equipamento bélico que planejou e desenvolveu o mais revolucionário fuzil. E agora pretende vendê-lo no mercado negro. Para isto conta com importantes agentes do governo, que estão dispostos a usar todo o seu poder para concretizar a operação. Inclusive matar tanto o agente quanto a testemunha.
Nova York, Eu te Amo – Amazon Prime
Comédia dramático-romântica, composto por onze curtas-metragens, cada um de um diretor. Estes se relacionam de alguma forma com o tema do amor, e tudo se passa na cidade de Nova York. O episódio de James Caan é o quinto, dirigido por Brett Ratner. Um jovem (Anton Yelchin) levou um fora de sua namorada um pouco antes do baile de formatura. Mas recebe um presente do farmacêutico, Mr. Riccoli (James Caan). Só que o formando só vai entender as implicações do processo quando as coisas já estão acontecendo.
Rollerball – Os Gladiadores do Futuro – MGM
No ano de 2018, em uma sociedade futurista, as corporações têm substituído países existe um jogo recreativo e violento conhecido como Rollerball. Este é controlado pelas organizações e jogado em todo o mundo. Em um determinado momento, Jonathan E., um dos jogadores, decide lutar por sua liberdade e deixa o controle da corporação em perigo.
Mickey Olhos Azuis – Globoplay
Michael Felgate (Hugh Grant) é um leiloeiro em ascensão em plena Nova York. Num belo dia, decide pedir a mão de sua namorada, Gina (Jeanne Tripplehorn), em casamento. Só que ela recusa sem maiores explicações. Michael então descobre que Gina filha de Frank Vitale (James Caan). Este é o chefe de uma perigosa família mafiosa. E Michael terá que lidar com eles se quiser levar o casamento adiante.
Jardins de Pedra – Oldflix
Durante a década de 1960, na época da Guerra do Vietnã, o jovem recruta Jackie Willow (D.B. Sweeney) é designado para uma unidade comandada pelo Sargento Clell Hazard (James Caan). Este é um antigo amigo do pai do garoto. Jackie torna-se protegido do Sargento, que tenta evitar a ida do garoto à guerra. Sem poder dissuadir o jovem, o Sargento irá preparar Jackie para a batalha.