A partir de hoje, é possível assistir a minissérie Marco Polo no Brasil pela Netflix. Acho extremamente interessante este formato com o qual a empresa trabalha. Uma temporada é liberada no mundo inteiro ao mesmo tempo e completa. Além disso, o fato que eles produzem seu próprio conteúdo também dá mais opções para o público. Outros estão vindo no mesma caminho como a Amazon. A série Transparent, indicada ao Globo de Ouro, vai pelo mesmo caminho (mas ainda não está disponível no Brasil).
Depois de House of Cards, Orange is the New Black, entre outras, a Netflix vem agora com uma aventura histórica. A minissérie Marco Polo tem 10 capítulos e mostra as aventuras do famoso explorador na corte de Kublai Khan na China. Filmada na Itália, Casaquistão e Malásia a um custo de 90 milhões de dólares, traz o jovem Lorenzo Riquelme (que esteve no Brasil para a Comic-Con Experience) no papel principal. O primeiro episódio já começa com o jovem italiano Marco chegando à China com seu pai, fazendo a trilha de comercialização da seda. Ele é feito prisioneiro mas acaba conquistando a confiança do governante Kublai Khan (Benedict Wong). Assisti os dois primeiros episódios numa sessão especial para a imprensa e deu para perceber um cuidado especial com a produção. A história também funciona num bom ritmo, que inclusive supera o possível obstáculo de ter um elenco só de desconhecidos.
Com boas cenas de lutas, o filme pode ser chamado de uma mistura de O Último Samurai, O Físico e filmes de artes marciais em geral. No final, pelo que vi, funcionou!