Quem dá dicas e filmes de séries também adora receber dicas – especialmente as boas. Um amigo me indicou um filme policial da Netflix chamado Yara. É uma produção italiana, que se baseia em um fato real. E o filme tem um pique bom, com muito de CSI, que vale a pena conhecer. Já está na Netflix há algum tempo, mas só agora fiquei sabendo dele. A história é tão surreal que parece inventada.
Tudo começa quando um corpo é encontrado num terreno baldio. Logo ficamos sabendo que é o de uma garota chamada Yara, que estava desaparecida há meses. O filme mostra então um pouco da vida da jovem, e o que aconteceu na última noite antes dela desaparecer. E logo depois, o envolvimento da Letizia Ruggeri, promotora que é peça central da investigação. É quando começa uma extensa busca por Yara, com caminhos totalmente inesperados. Para se ter uma ideia, foi montada uma força-tarefa de exames de DNA. Mais de 22 mil pessoas tiveram amostras genéticas coletadas, na busca pelo assassino.
O crime teve bastante exposição na época – 2010 – na Itália. Virou até mesmo um caso político, com um senador contra a linha de investigação da promotora Letizia. O filme consegue manter a atenção todo o tempo. Dá explicações sobre a determinação da promotora, e também a dedicação dos que a cercam. Explica bem alguns detalhes técnicos relacionados ao trabalho da polícia científica. Quem é fã de CSI, vai gostar.
Boa parte do elenco é meio fraquinha, mas a atriz Isabella Ragonese, que faz o papel de Leticia, funciona bem. o filme é um prato cheio para os admiradores do gênero de True Crime, que está tão na moda atualmente no streaming. É despretensioso e funciona. Foi uma boa dica!