Para quem gosta de documentários, o History é sempre um prato cheio. E eu achei bem interessante a programação especial que eles anunciaram para a semana da independência. Mostram fatos pouco conhecidos da história de nosso país. Lembro-me que quando estudei, pouco sabíamos do período entre a Independência e a República. E o período é bem propício para saber mais.
O History inclusive fechou até uma parceria com o Museu do Ipiranga. Para quem não sabe, ele terá sua reinauguração nesse dia 7. Até que enfim, depois de nove anos fechado. A parceria tem a ver com o famoso e recém-restaurado quadro Independência ou Morte. O canal vai oferecer um novo recurso visual para os visitantes do museu. Será uma tela especial e interativa. Esta permitirá conhecer mais sobre a história do quadro e seus elementos. Quero muito conhecer. O History inclusive fará a cobertura da cerimônia de abertura em suas redes sociais.
Veja abaixo a programação especial da semana. Eu fiquei interessada especialmente no Aqui tem História!
Insurgentes: estreia 5/9, segunda-feira, 23h05
Em cinco episódios, a série apresentada por Ricardo Carvalho revela a importância do Nordeste. Afinal, a região foi palco de diversas revoltas entre os períodos colonial e imperial. Insurgentes narra cinco revoltas nordestinas. O foco está nos verdadeiros insurgentes que articularam os movimentos. Estão aqui a revolta da Balaiada no Maranhão, a Insurreição Pernambucana. E ainda a Sabinada na Bahia. a Cabanada em Alagoas e Pernambuco e a Batalha dos Jenipapos, no Piauí. São partes de nossa história pouco conhecidas por todos.
O episódio de estreia é Insurreição Pernambucana (1645-1654) . Se passa durante a dominação holandesa na capitania de Pernambuco. É quando o Estado do Brasil assina um acordo de trégua entre Portugal e os Países Baixos. Enquanto isso, os engenhos de cana de açúcar sofrem com as pragas, a seca. E ainda a forte cobrança de impostos e empréstimos. Todos feitos com banqueiros holandeses e a Companhia das Índias Ocidentais. É quando vários homens importantes começam uma luta. André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira, Henrique Dias e Filipe Camarão lideram grupos para lutarem na Insurreição Pernambucana. E esta culmina com a extinção do domínio holandês no Brasil.
B de Brasil: estreia 7/9, quarta-feira, 23h05
A série em quatro episódios é coproduzida pela Moonshot Pictures e apresentada por Eduardo Bueno. Ela trata do processo de Independência do Brasil com um olhar para o passado, presente e futuro do país. É uma mistura de documentário com programa de entrevistas. O apresentador conduz a linha do tempo com a ajuda de historiadores e depoimentos de personalidades históricas.
O primeiro episódio é A Independência no Divã. Eduardo Bueno conversa com D. Pedro como se fossem terapeuta e paciente. Ao longo do episódio, D. Pedro vai revelando os principais momentos e pessoas da sua vida. Das desavenças com os pais até as dezenas de filhos. Do nascimento ao regresso a Portugal. Do Dia do Fico à guerra contra o próprio irmão. Pretende ser um olhar sobre toda a existência de Pedro. Especialmente como foi a vida inesperada e contraditória do primeiro imperador do Brasil. Vale fazer um dobradinha com a estreia de cinema, A Viagem de Pedro.
Inventores do Brasil: estreia 8/9, quinta-feira, 23h05
A produção do History é apresentada por Fernando Henrique Cardoso. Sim, ele mesmo, o ex-presidente. Fernando Henrique também é coautor do roteiro, ao lado de Elio Gaspari. A ideia aqui é recuperar a memória das mais influentes personalidades da História do Brasil. A série mostra como diferentes personagens ajudaram a pensar e construir o país. É o caso de Dom Pedro II e Joaquim Nabuco. E ainda Euclides da Cunha, Campos Salles, Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda. Há outros nomes ilustres. Por exemplo, Barão do Rio Branco, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek.
O episódio de estreia é Dom Pedro II e Joaquim Nabuco. Mostra como diferentes personagens ajudaram a pensar e construir o país. Especialmente os anos de reinado de Dom Pedro II e as ideias abolicionistas de Joaquim Nabuco. Em seguida teremos Euclides da Cunha, Campos Salles, Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda . Fiquei curiosa!
Aqui Tem História: estreia 5/9, segunda-feira, 21h10
São oito episódios em formato curto. São conduzidos pelo historiador Thiago Gomide e pela jornalista de gastronomia Patrícia Ferraz. A série apresenta curiosidades e a influência dos 200 anos de Independência na culinária brasileira. A ideia é percorrer os principais pontos históricos de São Paulo. Lá, apresentar fatos, aspectos gastronômicos e curiosidades. Entre eles, por exemplo, a origem do nome do Viaduto do Chá. Outro irá mostrar as iguarias dos monges do Mosteiro de São Bento. E também como era a comida de rua em 1822.
O primeiro episódio, Viaduto do Chá, Thiago conta a origem do nome de um dos viadutos mais famosos da cidade de São Paulo. Junto com Patrícia, comentam a importância do café e do chá na época da independência. Adoro gastronomia. Adorei a ideia!