Logo que estreou na Netflix, Um Marido Fiel (que título mais idiota!), conquistou muita gente. Nos chats, as pessoas discutiam o final, outros indicavam para os amigos. Por outro lado, a imprensa odiou, acabou com o filme. Então, apesar de já ter passado todo o bochicho da história, resolvi assistir nesse domingo. Veja abaixo o que achei:
Primeiro a história. tudo começa com um policial contando uma história para uma jovem. É sobre um caso que ele investigou. Trata-se da história de Christian e Leonora, um casal bem sucedido que comemora a recuperação do filho após uma doença grave. Entretanto por trás dessa fachada feliz, se escondem mentiras, e traições. Quando descobre que Christian está tendo um casa com uma mulher mais jovem, Lenora decide tomar decisões drásticas. Só que uma situação puxa a outra, e um crime acaba acontecendo.
O que achei do filme?
Antes de começar a crítica, é preciso dizer que a história se baseia em um livro de autoria de Anna Ekberg. Só que esse nome feminino é na verdade um pseudônimo de dois escritores – Anders Rønnow Klarlund e Jacob Weinreich. Ou seja, dois homens. Isso explica muita coisa. Afinal, mesmo com todas as coisas erradas que Christian faz (não vou entrar em detalhes aqui para não dar #spoilers), ele é mostrado como uma vítima da situação. Leonora é a vilã enlouquecida, que não aceita ser abandonada. Isso inclusive é ressaltado pela atuação da atriz Sonja Richter, com seus olhares exageradamente furtivos e enlouquecidos. Na verdade, para mim fica bem claro que os dois são doidos, que aceitam ficar vivendo uma situação absurda. E, ainda tem o fim, com aquela lição absurda de “não se apaixone porque você pode se dar mal”. Aff!!
Entretanto, consigo entender perfeitamente aqueles que gostaram do filme. É uma trama cheia de reviravoltas – pelo menos uma realmente inesperada. Mas também tem umas situações bem toscas. O final na fogueira com, detetives, cachorros e nervosismo chega a ser risível. Nunca vi policiais tão incompetentes, rs. Ou seja, Um Marido Fiel me decepcionou. Me pareceu uma cópia bem baratinha de Garota Exemplar. Então… estou naquele grupo dos que não gostaram. E você?