Sei que muita gente não gosta de filmes de terror. Mas eu adoro, especialmente aqueles que conseguem me surpreender – e me assustam. Vários deles me marcaram profundamente. Desde Poltergeist desenvolvi uma fobia de palhaços, rs. Desde Psicose, sempre tranco a porta do banheiro quando vou tomar banho. Rsrs! Esses são só dois exemplos. Mas mesmo assim, continuo a ver sempre. Então, se você é como eu, aqui estão os 5 filmes que mais me assustaram na vida. E também onde você pode assistir nesta noite de Halloween.
Poltergeist – HBO Max
Estou falando aqui do clássico original de 1982. A refilmagem de 2015, que está no Now, não chega aos pés em termos de sustos. É claro que os efeitos especiais são de 40 anos atrás, mas mesmo assim, ainda assusta. Ainda mais pela dita maldição da história, por causa das mortes na vida real das duas meninas da família, Heather O’Rourke (Carol Anne) e Dominique Dunne (Dana). Uma família se muda para uma casa dos sonhos, mas percebe que há algo estranho. Primeiro objetos se movem pela casa. Mas gradativamente as coisas vão aterrorizando-os cada vez mais, chegando a sequestrar a caçula através do televisor. Os pais se desesperam e uma especialista em fenômenos paranormais sugere que eles busquem a ajuda de uma mulher com poderes mediúnicos.
Invocação do Mal– HBO Max
O filme teve sequências e spinoff’s, entretanto nenhum deles é tão assustador quanto esse primeiro. Ainda mais porque é baseado em fatos reais. Um casal (Ron Livinston e Lili Taylor) muda para uma casa nova (sempre elas, rs) ao lado de suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar a todos. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, a mãe decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais (Patrick Wilson e Vera Farmiga). Entretanto, eles não aceitam o convite. Acreditam ser somente mais um engano de pessoas apavoradas com canos que fazem barulhos durante a noite ou coisas do gênero. Porém, eles aceitam fazer uma visita ao local. É quando descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o porquê daquilo tudo.
O Chamado – Google Play/ Apple TV – para aluguel ou compra
Rachel Keller (Naomi Watts) é uma jornalista que decide investigar a misteriosa morte de sua sobrinha. Ela percebe a relação da morte dela e de várias outras com um estranho vídeo. Este faz com que todas as pessoas que o assistem morram exatamente sete dias depois. Intrigada com a história, ela agora precisa descobrir um meio que impeça que a profecia se realize. Afinal, ela e seu filho assistiram ao vídeo. A cena da menina saindo da TV é talvez a mais assustadora que já vi.
Psicose – Star Plus/ Globoplay
Psicose não é meu filme preferido de Hitchcock – Os Pássaros tem o lugar. Mas Psicose é o mais assustador, em minha opinião. Após roubar 40 mil dólares para se casar com o namorado, uma mulher chamada Marion foge durante uma tempestade. É quando ela decide passar a noite em um hotel que encontra pelo caminho. Marion conhece então o educado e nervoso proprietário do estabelecimento, Norman Bates. Ele é um jovem com um interesse em taxidermia e com uma relação conturbada com sua mãe. O que parece ser uma simples estadia no local se torna uma verdadeira noite de terror.
O Exorcista – HBO Max
Demorei muito para ver esse filme, que todos diziam ser o mais assustador da história. Realmente é impressionante, mesmo 50 anos depois de sua produção. Uma atriz chamada Chris MacNeill vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra. Este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão. Ellen Burstyn, que fará 90 anos em dezembro, está filmando atualmente uma sequência do filme. Deverá estrear em 2023.