As linhas tortas de Deus é um filme espanhol que vem fazendo grande sucesso na Netflix. A trama é um clássico do gênero. Mistura investigação com loucura. Alegando sofrer de paranoia, uma detetive particular se interna em um hospital psiquiátrico. Seu objetivo é investigar a morte de um dos pacientes. Isso me fez lembrar de tantos outros filmes que tem tramas que se passam em sanatórios. Geralmente, me sinto um pouco incomodada com boa parte deles. Mas é claro que é impossível não pensar no vencedor do Oscar, Um Estranho no Ninho. Mas ele só está disponível para aluguel ou compra nas plataformas digitais. E há também o clássico dos clássicos do gênero, Na Cova das Serpentes . Este deu uma indicação ao Oscar de atriz para Olívia de Havilland. Infelizmente não está disponível em lugar algum.
Mas há outros. Então separei mais cinco que estão no streaming e valem ser conhecidos.
Garota interrompida – Netflix
Filme que deu o Oscar de atriz coadjuvante para Angelina Jolie. Em 1969, Susanna Kaysen (Winona Ryder) foi diagnosticada como vítima de “Ordem Incerta de Personalidade” . Trata-se de uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Ela então é enviada para um hospital psiquiátrico. Lá Susanna conhece um novo mundo. E este está repleto de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga. A produção é do ano 2000. O elenco tem ainda Whoopi Goldberg e Elisabeth Moss.
Bicho de sete cabeças – Netflix
Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil. O vazio entre eles aumenta cada vez mais. Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite. É quando Neto é enviado para um manicômio. Lá ele terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas. A direção é de Laís Bodansky. O filme venceu vários festivais. Rodrigo ganhou o prêmio do público e da crítica no Festival do SESC.
Ilha do Medo – Netflix
Martin Scorsese, Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo estrelam esse filme incômodo e envolvente. Ele se passa em 1954. Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) investiga o desaparecimento de um paciente no hospital de Shutter Island. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes. E essas envolvem métodos ilegais e antiéticos. Teddy tenta buscar mais informações. Só que ele enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar. E a situação fica ainda mais perigosa. O plot twist e o final aberto são bem interessantes.
Nise – O Coração da Loucura – HBO Max e Star Plus
Grande interpretação de Gloria Pires como a médica Nise da Silveira. Ela chegou a ganhar prêmio num festival em Tóquio. A doutora Nise propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia. Isso inclui eliminar o eletrochoque e a lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam. Resta a ela então assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional. Lá ela dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte. Baseado numa história real. A direção é de Roberto Berliner.
Refúgio do Medo – Paramount Plus
Um jovem recém graduado na faculdade de medicina assume um cargo numa instituição mental. Logo se vê apaixonado por uma de seus colegas. Essa distração não permite que ele perceba uma terrível mudança entre os funcionários. O elenco tem Ben Kingsley, Michael Caine. O par central é feito por Kate Beckinsale e Jim Sturgess. Se baseia num dos contos de Edgar Allan Poe.