Eu conheci o Pequeno Nicolau em seu segundo filme, As Férias do pequeno Nicolau. Só depois vi o primeiro. E adorei ambos. Atualmente estão disponíveis somente para aluguel/compra na Apple TV. Só depois fui pesquisar e soube o personagem como tirinhas de jornal e depois foi tema de vários livros. Contam a história de um garoto francês chamado Nicolau, que se envolve em todos os tipos de travessuras com seus amigos. O terceiro filme, O Tesouro do Pequeno Nicolau, estreou hoje nos cinemas. É o mais fraco deles, mas mesmo assim vale a pena ver.
O mundo tranquilo do pequeno Nicolau inclui o pai, a mãe, a escola, e, o mais importante, sua turma de amigos. Eles se denominam Os Invencíveis. São inseparáveis. Ao menos, é o que pensam. Só que o pai de Nicolau é promovido, e a família deve se mudar para o sul da França. Com isso, o mundo do menino se despedaça. Como seguir em frente sem seus amigos? Com ajuda deles, Nicolau embarca numa jornada em busca de um tesouro que pode evitar seu maior medo – mudar de cidade.
Esse roteiro é original , e não baseado nos livros. Dessa vez, tem muito da família, e menos de Nicolau e seus amigos. Entretanto, mesmo assim, ainda é um filme gostoso de ver, daqueles para toda a família. Os pais são divertidos, e as crianças fofas. A aventura da procura do tesouro é deliciosa e chega a ser emocionante no final. Há uma clara inspiração com clássicos como Conta Comigo e mais ainda com Os Goonies. Mas, é claro, o filme é francês, então o que resulta final da fantasia é bem diferente dos clássicos teen americanos. E ainda é impossível você não se envolva com as histórias tão inocentes do pequeno Nicolau.