Existe um subgênero no cinema americano que se chama “filme para a família”. Geralmente são aventuras, quase sempre estreladas por crianças, que tem um pouco de aventura, um pouco de diversão, e um pouco de história familiar. E claro, normalmente tudo dá certo no final. Há um monte de filmes do gênero. Um que sempre me vem à mente é Pequenos Espiões – e suas sequências. É impossível não pensar neles ao assistir Esquadrão Secreto, que estreia nesse sábado (28) no Paramount Plus.
Tudo começa quando uma estranha nave cai na Terra e escolhe um homem chamado Jack (Owen Wilson) que está acampando com a família. O tempo passa, o garoto vira um pré-adolescente que não sabe que o pai tem uma vida secreta. Apenas se ressente da falta de atenção. É quando ele, junto com seus amigos, descobre o quartel-general do super-herói mais poderoso do mundo escondido embaixo da casa do seu pai. Só que vilões estão à espreita. E quando eles atacam, os garotos devem se unir para defender a sede e salvar o mundo.
O que achei?
A diferença entre Pequenos Espiões e Esquadrão Secreto é que este último é bem mais pobrezinho. Seja nos efeitos especiais, na história, nos vilões (não consigo entender o que Hollywood vê no Michael Peña). As crianças ficam tempo demais descobrindo os artefatos para brincar. O herói é visivelmente uma cópia do Homem de Ferro. E o filme tem claramente 15 minutos a mais do que deveria.
Entretanto, há algumas coisas positivas, e elas se devem muito ao elenco. Owen Wilson está em primeiro plano no poster, mas ele só aparece basicamente no início e no final. As crianças dominam a história. E duas se destacam. Um é Walker Scobell, que esteve em outro filme para família, Projeto Adam, e será o próximo Percy Jackson. Ele segura bem o filme. E outra é Abby James Witherspoon (sobrinha de Reese), que faz a decidida Lizzie, e é a melhor personagem. O elenco ainda conta com Jesse Williams, de Grey’s Anatomy.
Mas, no final, Esquadrão Secreto é engraçadinho. Vale numa tarde chuvosa com as crianças no sofá, rsrs. Ah, e o filme ainda deixa uma porta escancarada para uma continuidade. Então prepare-se!