A gente já viu várias histórias no cinema sobre falsos profetas. Homens que deliberadamente enganam o povo com objetivos próprios. O clássico Entre Deus e o Pecado, com Burt Lancaster, disponível no streaming da MGM, é o que me vem à mente de primeira. E agora está chegando nessa quarta (8) no Star Plus a série brasileira Santo Maldito, que fala sobre este tema.
A série conta a história de um ateu convicto que se torna um “santo maldito”. Reinaldo (Felipe Camargo) é um professor e intelectual que tenta colocar um fim no sofrimento da esposa após ela entrar em um estado vegetativo. Porém, milagrosamente, Maria Clara acorda do que parecia ser irreversível. O que Reinaldo não fazia ideia é que ele havia sido filmado por um fiel de uma pequena igreja local. Isso chama a atenção do pastor fracassado Samuel (Augusto Madeira). Ele inclusive oferece todas as economias para que o professor pregue em sua igreja. Por conta das dívidas hospitalares, Reinaldo acaba aceitando e se torna um novo líder religioso. Ele se vê incapaz de confessar seus erros . Consumido pela própria imagem de bom pai e marido, Reinaldo embarca em uma viagem de autodescoberta.
O que achei?
Eu assisti os dois primeiros episódios. Santo Maldito tenta mesclar elementos de drama com mistério. É interessante ver como um ateu convicto acaba se tornando um pregador respeitado. Tudo, é claro, movido pela necessidade do dinheiro. Os dois episódios mostram como toda essa situação envolve Reinaldo de uma maneira que ele não consegue se desvincular. Discute principalmente fé, vaidade e ética. Parte de um princípio interessante.
Entretanto o desenvolvimento não é dos mais inspirados. A fotografia é escura e enevoada. A direção de atores tem aquelas “paradinhas” tão comuns na cinematografia nacional. Parece que o diretor demorou tempo demais para cortar a cena. Há várias delas aqui. O elenco até tenta, especialmente Felipe Camargo no papel principal. Mas a única pessoa do elenco que me chamou a atenção por sua naturalidade foi Bárbara Luz, como a jovem Gabriela. O restante parece que está lendo um roteiro com a boca quase fechada. E isso é claro, afeta a história – e cansa um pouco.
Mas pode ser que a coisa melhore conforme a narrativa prossegue. Os oito episódios estreiam nesse dia 8 de uma vez.