Há um monte de séries com mulheres poderosas em seus papéis principais. Foi difícil escolher essas oito . Tentei escolher mulheres muito diferentes, que seguem caminhos totalmente opostos. Mas todas são poderosas – e as séries são ótimas. Todas estão no streaming.
Grey’s Anatomy – Star Plus
Há 19 temporadas no ar (18 atualmente no Star Plus), a saga de Meredith Grey é sensacional. Ela chega como interna no Seattle Grace, e passa por tudo que é possível e imaginável. Torna-se uma médica respeitadíssima e premiada, mas perde muito no caminho. Este ano, sua intérprete, Ellen Pompeo vai se afastar da série, mas continuará a ser a narradora. Vai ser muito estranho acompanhar a série, que assisto desde a primeira temporada, sem ela.
Ms. Marvel – Disney Plus
Série adorável que teve apenas uma temporada, mas que apresentou uma adorável heroína do Universo Marvel. Kamala Khan (Iman Vellani), é uma jovem de 16 anos que cresceu em Jersey City. De origem paquistanesa, a adolescente tem um fascínio especial por super-heróis, particularmente pelos Vingadores e a Capitã Marvel. Só que a jovem geek tem enfrentado problemas para se encaixar em casa e fazer amigos na escola. Mas, a vida de Kamala muda drasticamente quando ela adquire superpoderes. Agora, com suas novas e misteriosas habilidades, a jovem precisa enfrentar a mesma realidade daqueles super heróis que tanto admira. Acima de tudo, Kamala percebe que ser superpoderosa é uma grande responsabilidade. E ela terá de equilibrar ser uma super heroína com sua vida na escola. Isso mesmo tempo em que passa pela experiência de ser de uma família muçulmana nos Estados Unidos.
Pequenos Incêndios – Prime Vídeo
Minissérie com duas mulheres fortíssimas. A dona de casa perfeita Elena Richardson (Reese Witherspoon) aluga a casa de hóspedes à Mia Warren (Kerry Washington), uma artista solteira e enigmática que se muda para Shaker Heights com sua filha adolescente. Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas: todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker. Porém, Mia carrega um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada.
Mare of Easttown – HBO Max
Mare ( Kate Winslet) é uma detetive da polícia local, que já foi uma grande atleta. Hoje, ela é uma mulher divorciada, que passou por uma grande tragédia. Tem uma vida difícil, vivendo com a mãe, a filha e o neto. Ao mesmo tempo, tenta sem sucesso resolver o caso de uma jovem desaparecida há mais de um ano. Tanto que seu superior chama um detetive de outra cidade para trabalhar com ela. É quando acontece um assassinato. Kate Winslet ganhou vários prêmios por sua atuação aqui.
House of Cards – Netflix
Pode haver uma mulher mais poderosa do que Claire Underwood, magnificamente interpretada por Robin Wright? A série conta a história de Frank Underwood (Kevin Spacey). Ele é um astuto congressista que é traído pelo presidente que ele ajudou a eleger. Com a ajuda da esposa, de uma jornalista ambiciosa (Kate Mara) e de um outro político com problemas com alcoolismo, Underwood inicia um plano para minar adversários políticos e conquistar, em alguns anos, a presidência dos Estados Unidos. A saída de Kevin Spacey após o escândalo ajudou a determinar ainda mais o papel de protagonista de Claire Underwood nessa história. A série teve seis temporadas.
A Imperatriz – Netflix
A primeira temporada (a segunda já foi aprovada) tem seis episódios. O imperador da Áustria, Franz, ou Francisco, deverá ficar noivo da nobre Helene da Baviera. Ela chega acompanhada da mãe e da irmã Elizabeth (Sisi, aqui com um s só) para o evento de aniversário dele, onde o noivado deverá ser anunciado. Só que quando ele conhece Elizabeth, que é rebelde e diferente de todos, um amor inebriante nasce entre o jovem casal. E isso, é claro, perturba completamente a estrutura de poder na corte vienense. Após o casamento, a jovem imperatriz deve se afirmar perante sua sogra, a soberana e sedenta de poder Sophie. E ainda perante o irmão de Franz, Maxi, que anseia pelo trono (e por Sisi).
The Crown – Netflix
É claro que The Crown não poderia faltar nessa lista com tantas mulheres especiais. Começando pela Rainha Elizabeth, vivida aqui por três atrizes nas cinco temporadas disponíveis. E também a Princesa Diana, feita por duas atrizes. A série começa um pouco antes de Elizabeth assumir o trono e acompanha os diversos momentos de sua vida como rainha e como mulher. É excelente!
Buffy – A Caça-Vampiros – Star Plus/ Globoplay
Buffy teve sete temporadas, sendo que as três primeiras foram sensacionais. Acompanha a história da escolhida, Buffy Summers (Sarah Michelle Gellar), que é responsável por defender a cidade – e o mundo – de vampiros. A série mostra como uma jovem tem que aceitar o caminho que lhe é escolhido enquanto tenta viver como uma pessoa normal. Toca especialmente em problemas da adolescência, da perda, do caminho a escolher. Gosto muito!