Esse ano o Oscar tem algumas certezas. O melhor filme, direção e ator coadjuvante com certeza irão para Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. O prêmio de melhor animação deverá ir para Pinóquio, de Guillermo Del Toro (Netflix). E a melhor canção provavelmente será Naatu Naatu, de RRR (Netflix). Mas há várias categorias onde é difícil definir quem vai levar a estatueta. Principalmente as de ator e atriz. Brendan Fraser ou Austin Butler? Cate Blanchett ou Michelle Yeoh?
De qualquer maneira, aqui vão cinco dicas de filmes para você ver para poder discutir com os amigos na hora do bolão.
Os filmes
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo – Prime Vídeo
Minha aposta é que ele será o grande campeão da noite. Se você acompanha o Blog de Hollywood, já sabe que não sou grande fã de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. É com certeza o filme mais louco e surpreendente que vi nos últimos tempos. Acho que ele se perde do meio para o final (com a história do Donut). mas tem ótimas interpretações, como as de Key Huy Quan, Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu. Na verdade, apesar de gostar muito de Michelle Yeoh, acho que a atuação dela é a mais fraca do filme – e também entre as indicadas ao prêmio de atriz Concorre a filme , direção, atriz (Michelle Yeoh), atriz coadjuvante (Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu), ator coadjuvante (Ke Huy Quan), roteiro, trilha sonora, figurino e montagem.
Elvis – HBO Max
Se eu fosse votante da Academia, seria a minha escolha. Votei nele como o melhor filme do ano passado na lista do Blog de Hollywood. Acho que conta de maneira eficiente uma boa história. Tem uma excelente reconstituição de época, atuações sensacionais (sim, a de Tom Hanks também), fotografia, trilha sonora, montagem, tudo perfeito. Mas, no mundo real, não tem chance de ganhar o Oscar de melhor filme. Mas é o favorito para Cabelo e Maquiagem. E tem Austin Butler , que pode ganhar o prêmio de Melhor ator. Além de filme, ator e cabelo e maquiagem, Elvis concorre nas categorias de som, fotografia, figurino (também é favorito), montagem e design de produção.
A Baleia – Cinema
Mas no meio do caminho, tem Brendan Fraser, e sua história de volta por cima na carreira. A Academia adora isso, e pode premiá-lo. O filme se baseia na peça do mesmo nome de Samuel D. Hunter (também autor do roteiro). Nele, Charlie é um professor de 270 Kg, que não consegue sair do sofá. E também está repleto de problemas emocionais. Então chega o momento em que Charlie precisa se confrontar com seu passado, ou seja, sua filha e sua ex-mulher. Ele está sensacional! Além de Brendan, o filme concorre a atriz coadjuvante (Hong Chau) e cabelo e maquiagem.
Tár – Cinema
Cate Blanchett é sensacional sempre. E por ela, vale ver Tár. Entretanto o filme é longo, desconexo. O roteiro tem furos monstruosos, e poderia ter facilmente cortado pelo menos uns 40 minutos da história. O diretor Todd Field não consegue envolver. Busca um distanciamento, como se dissesse “olhe como sou um grande artista, como meu filme é especial”. E não é. Tár se afunda ainda mais na parte final do filme, quando Lydia Tár parte para a Ásia. Ele concorre a filme, direção, atriz, roteiro, fotografia e montagem.
Pantera Negra: Wakanda para Sempre – Disney Plus
O filme tem bons momentos, mas em geral, enrola bastante. Tem um excelente início, já mostrando a morte de T-Challa por uma doença misteriosa. É impossível não se emocionar. A partir daí, o filme começa a história completamente sem pé nem cabeça, que vai colocar o reino de Wakanda em perigo devida a ameaça dos seres submarinos de Talokan. Entretanto, além do início, Pantera Negra: Wakanda para sempre tem outras coisas positivas. A maior delas é Angela Bassett. Estou para ver alguém que passe tanta realeza e força como a atriz. Além do prêmio de atriz coadjuvante , concorre também a efeitos visuais, cabelo e maquiagem e figurino.
Nada de Novo no Front – Netflix
A adaptação do livro de Erich Maria Remarque já ganhou duas versões anteriores. A primeira ganhou o Oscar de melhor filme lá em 1930 (e outros quatro prêmios). Essa versão alemão é difícil de ver, por causa da história de guerra, mas é muito bem filmada. A fotografia e a trilha são sensacionais. Deve levar o Oscar de filme estrangeiro. Também concorre a filme, roteiro adaptado, efeitos visuais, fotografia, direção de arte, cabelo e maquiagem, trilha sonora e som.
E ainda…
E no domingo (dia 12), acompanhe comigo o Oscar desde seu red carpet, a partir das 18h30, nas redes sociais do Blog de Hollywood. Eu adoro o Oscar, e espero você para comentar cada momento comigo. O Oscar será exibido na TNT e na HBO Max, e o red carpet no canal E!.