Lembro-me que nessa época da Páscoa, a Sessão da Tarde oferecia sempre uma programação de filmes religiosos. Costumo dizer que minha educação religiosa em boa parte se deu com esses filmes, rsrs. Então, se você estiver no clima, estão aqui sete filmes para ver no streaming, que falam de fé, religião e crença.
A Paixão de Cristo – Star Plus
A Paixão de Cristo é o filme com tema religioso de maior bilheteria da história. Ele narra as últimas 12 horas de Jesus Cristo, que, após ser traído por Judas, é preso e levado para o julgamento de Poncio Pilatos. Sem conseguir encontrar um motivo para sua condenação, ele sofre com a pressão popular, que pede a crucificação de Jesus. Indicado a três Oscars, incluindo o de Melhor Fotografia. Dirigido por Mel Gibson, tem Jim Caviezel no papel principal.
Superação – o Milagre da Fé – Star Plus
Durante uma brincadeira com os amigos em uma manhã de inverno num lago congelado, o garoto John Smith, de apenas 14 anos, sofre uma queda e se afoga por mais de 15 minutos. Chegando ao hospital, John é considerado morto por mais de uma hora. Até que sua mãe, Joyce Smith (Chrissy Metz, de This is Us) num desespero total, pede a Deus uma nova chance para o filho. O coração dele volta a bater, surpreendendo médicos e toda a comunidade. Mas será que ele poderá se recuperar?
Milagres do Paraíso – Netflix/Star Plus
Outro nessa mesma linha é Milagres do Paraíso. Christy (Jennifer Garner) e Kevin Beam (Martin Henderson) são pais de três garotas: Abbie, Annabel e Adelynn. Cristãos convictos, os Beam vão à igreja com frequência. Um dia, Annabel começa a sentir fortes dores na região do abdome. Após muitos exames, é constatado que a garota possui um grave problema digestivo. Tal situação faz com que Christy busque a todo custo algum meio de salvar a vida da filha, ao mesmo tempo em que se afasta cada vez mais de sua crença em Deus. Veja aqui a entrevista que fiz com Jennifer e a autora do livro, Cristy Beam sobre o filme:
Noé – Netflix/ Prime Video/ Star Plus/HBO Max
Dirigido por Darren Aronofsky, o filme foi um grande sucesso de bilheteria. Russell Crowe é Noé. Ele vive com a esposa Naameh( Jennifer Connelly) e os filhos em um mundo devastado pelo pecado, onde os homens perseguem e matam uns aos outros. Um dia, Noé recebe uma missão divina do Criador. Ele deverá construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que acabará com a vida na Terra. Dessa forma, a visão do Criador poderá ser, enfim, resgatada. A personagem de Emma Watson, Ila, não está na Bíblia, foi criada para o roteiro do filme.
Ressurreição – Netflix
O formato desse filme é bem interessante. Mostra como um soldado do império romano investiga o que teria acontecido após o desaparecimento do corpo de Jesus, que reapareceria depois em sua ressurreição. É quase uma história de detetives, com requintes de CSI da época. Uma pena que na metade final o filme se desvie para um caminho de redenção. Mas de qualquer maneira, é diferente do que se está acostumado a ver.
O Jovem Messias – Globoplay
Baseado no livro de Anne Rice que ela escreveu após abandonar os vampiros, conta a história da infância de Jesus, quando ele e sua família saíram do Egito para voltar para sua cidade natal de Nazaré. É uma perspectiva pouco conhecida de Jesus como um menino que vai descobrindo a força de seus poderes. O quase-vilão da história é Sean Bean, o Ned Stark de Game of Thrones.
Últimos dias no Deserto – Pluto TV
O filme é “livremente baseado no Novo Testamento”. Jesus Cristo (Ewan McGregor) viaja sozinho pelo deserto durante 40 dias de jejum e oração. Nessa jornada, ele enfrenta a personificação do Diabo (também interpretado por Ewan McGregor), que põe em dúvida o amor de Deus. Seu maior e mais dramático teste de fé virá de seu envolvimento com uma família que cruza seu caminho.