Ninguém, mas ninguém mesmo, poderia imaginar que aquele pequeno filme chamado Velozes e Furiosos, produzido em 2001, se tornaria essa franquia grandiosa. 10 filmes depois, os filmes já renderam mais de 6.6 bilhões de dólares em todo o mundo – só no cinema. Com a estreia de Velozes e Furiosos 10 esta semana (veja a crítica aqui), esse número deve crescer pelo menos 1 bilhão. E uma sequência já está programada para estrear em 2025 (aviso que o 10 termina com um monte de cliffhangers). Isso sem contar que Vin Diesel andou falando que esse dito fim da saga poderia se tornar uma trilogia. Ou seja, uma das grandes franquias da história do cinema. Veja abaixo algumas curiosidades…
O primeiro Velozes e Furiosos
- O papel de Dominic Toretto era para ser de Timothy Olyphant. Mas ele recusou alegando que a trama do primeiro filme era muito parecida com 60 segundos, com Nicolas Cage, que tinha sido lançado um ano antes.
- Paul Walker foi o primeiro ator a ser contratado.
- O papel de Mia Toretto foi escrito para Eliza Dushku, mas esta recusou (imagine o arrependimento dela). Várias atrizes famosas então fizeram testes. Veja só a lista: Natalie Portman, Sarah Michelle Gellar, Kirsten Dunst, Bijou Phillips e Jessica Biel. Até que Jordana Brewster foi a escolhida.
- Vin Diesel e Michelle Rodriguez namoraram na vida real durante as filmagens do primeiro filme.
+ Velozes + Furiosos
- Vin Diesel não aprece no segundo filme. Ele disse que recusou25 milhões de dólares por não ter gostado do roteiro – e também porque estava rodando Triplo X. Por isso, a trama se concentra em um outro caso que Brian tem que ajudar a solucionar.
Os filmes do meio – Velozes 3, 4, 5 e 6
- Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio é o único filme da saga a não ter Paul Walker (antes de sua morte). O estúdio achou que ele estava muito velho para o papel(!!).
- Todo mundo voltou em Velozes e Furiosos 4. E também foi a estreia no cinema de Gal Gadot.
- Filmado no Rio, a pré-estreia de Velozes e Furiosos 5: Operação Rio também aconteceu na cidade com a presença de todo o elenco. O que acontece no filme acaba sendo uma grande referência para os acontecimentos de Velozes e Furiosos 10.
- O papel de Hobbs, feito por Dwayne Johnson era originalmente para Tommy Lee Jones.
- Velozes e Furiosos 6 foi o retorno de Michelle Rodriguez à franquia. Também foi o primeiro de Jason Statham, que só aparece na cena pós-créditos.
O melhor – Velozes e Furiosos 7
- Velozes e Furiosos 7 é até hoje a maior bilheteria da franquia. Também é, em minha opinião, o melhor filme.
- Paul Walker morreu de acidente de carro durante as filmagens. Ele já tinha filmado a metade de suas cenas. No final acabaram usando cenas não utilizadas dele em outros filmes. E também os irmãos de Paul também foram usados como dublês – e rosto de Paul adicionado digitalmente depois. O filme é dedicado a ele.
Velozes 8, 9 e 10
- Foi durante as filmagens de Velozes e Furiosos 8 que houve a famosa briga entre Vin Diesel e Dwayne Johnson. E além disso, foi nesse filme que Charlize Theron e Helen Mirren, duas vencedoras do Oscar, entraram para a saga.
- Velozes e Furiosos 8 foi também o primeiro filme americano com filmagem em Cuba desde os anos 50.
- Lucas Black, o astro de Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio retorna em Velozes 9 depois de uma breve aparição em Velozes 7.
- O diretor Justin Lin deixou Velozes e Furiosos 10 uma semana após as filmagens começarem devido a brigas com Vin Diesel. Louis Leterrier assumiu a cadeira – e voltará para o 11º. Inclusive nem houve um diretor na cena da briga entre Charlize Theron e Michelle Rodriguez .
- Velozes 10 tem quatro vencedoras do Oscar no elenco: Rita Moreno, Charlize Theron, Helen Mirren e Brie Larson.
Onde assistir
Velozes e Furiosos 10 está nos cinemas, já o 9 está no Star Plus. Os demais estão no Globoplay. Há também uma série de animação, que tem base na saga, chamada Velozes e Furiosos: Espiões do Asfalto. Tem cinco temporadas disponíveis na Netflix.