Citadel , a série da Prime Video , teve vários percalços no meio de seu caminho. Aprovada no início da pandemia, perdeu se showrunner logo no início das filmagens , teve que refazer várias cenas porque não funcionava com público-teste. E ainda deveria ter oito episódios de uma hora. Acabou tendo seis de 40 minutos. Isso claramente afetou a história certo? Com certeza sim!
A série nos apresenta uma agência de espionagem global independente chamada Citadel. Esta foi destruída pelo grupo Manticore – uma organização que opera no submundo a fim de estabelecer uma nova ordem mundial. Junto com a queda da agência, as memórias dos espiões Mason Kane (Richard Madden) e Nadia Singh (Priyanka Chopra Jonas) foram apagadas. Seguindo caminhos separados, os dois agentes construíram novos rumos nos últimos oito anos. Mas tudo muda na vida da dupla quando Bernard Orlick (Stanley Tucci), membro veterano da Citadel, busca desesperadamente a ajuda dos antigos colegas para impedir os planos perversos da Manticore.
O que achei?
Essa sinopse é só uma ideia de todas as idas e vindas do roteiro. Tem todos os elementos novelescos como traições, assassinatos, violência, espionagem etc. Entretanto há vários problemas. O primeiro, claro, é o roteiro, que não deixa você sequer respirar, e já vai jogando na tela mais uma situação absurda. E segundo, é que você já viu coisas bem similares – e melhores – em séries como Alias ( uma clara “inspiração “), Nikita e até a animação Archer.
A série se segura enfiando várias cenas de ação (bem feitas) e com seu elenco. Richard Madden e Priyanka Chopra tem uma boa química. E ainda há Stanley Tucci e Lesley Manville que são ótimos em qualquer coisa que façam. Entretanto, apesar de ser a segunda série mais cara da história- só perde para O Senhor dos Anéis- Citadel deixa uma sensação de que poderia ter sido ótima #soquenao. E essa é uma grande aposta da Prime Vídeo. Pelo que se sabe, a ideia é que tenha pelo menos três temporadas – a segunda já foi aprovada. Ainda bem, porque a série termina com uma série de pontas soltas que mereciam uma resolução.
Além disso, teremos vários spin-offs, filmados em países como Itália e Índia. O primeiro já tem cenas mostradas logo após o final dessa temporada da série. Se chamará Citadel: Diana (foto abaixo), e abordará outras situações de espiões da Citadel. É de se esperar que pelo menos nessas sequências, os roteiros sejam melhores.