Já falei por aqui que adoro filmes de tubarão, rsrs. Além, é claro, do megaclássico de Steven Spielberg, tem também Águas Rasas, Medo Profundo, e até a bobagem completa de Sharknado. E gosto também de Megatubarão, que estreou em 2018, e rendeu mais de 500 milhões de dólares no mundo. Com esse resultado, era natural que viesse uma sequência, mas Megatubarão 2, que estreia hoje (2) nos cinemas, sofre do problema que se tornou emblemático nos últimos tempos: é longo demais. Com suas quase duas horas de duração, tem muita enrolação – até o terceiro ato.
Agora, Jonas (Jason Statham) lidera uma ousada missão de pesquisa num mergulho exploratório nas profundezas do oceano. Só que a viagem enfrenta o caos quando uma operação de exploração mineração sem escrúpulos (óbvio, rsrs) os obriga a entrar numa batalha arriscada na luta pela sobrevivência. A partir daí, ele terão que enfrentar Megalodontes, e outros bichos marinhos assustadores. Isso além dos saqueadores ambientais implacáveis, e a falta de ar!
O que achei?
O filme pode ter enrolação demais, mas tem bons momentos. Há um certo suspense e tensão, e a parte final, com a ação na ilha é ótima. Pena que leva tanto tempo para chegar lá. Há um monte de referências cinematográficas também. isso inclui Tubarão (claro), Alien, Godzilla, Jurassic Park (e Jurassic World), entre outros. Há também aquela cara de enfado de Jason Statham, que já virou sua marca registrada. Mas, aviso que minha sensação é que faltou mais Jason Statham na história.
O elenco é maior e se divide em diversas ações durante o filme. Há também os vilões totalmente estereotipados – especialmente Sergio Peris-Mencheta, que era tão sexy em A Vida em Si, e agora está assim… Como ajuda para Statham há Jing Wu, uma espécie de sucessor de Jackie Chan, que tem grande sucesso na Ásia. Mas só não tem o carisma de Jackie. Jing funciona como um substituto para Li Bingbing, que estava no primeiro filme, e não está mais aqui, para conseguir a certeza de uma boa distribuição na China. A garotinha Meying é feita pela mesma atriz do primeiro filme, Shuya Sophia Cai. Obviamente, agora com 14 anos, ela não é mais aquela gracinha de Megatubarão, mas funciona bem.
Há vários momentos em que a história será cansativa, mas com aquele final cheio de ação e risadas acompanhadas de “não acredito”, você vai sair do cinema com a sensação que se divertiu muito com Megatubarão 2.