Seven Soderbergh é um grande diretor que muitas vezes não tem o reconhecimento que merece. Mas continua dirigindo, produzindo (o último Magic Mike, por exemplo), e também virando showrunner de uma série. Eu assisti Círculo Fechado, minissérie de 6 episódios disponíveis na HBO Max. A minissérie se baseia num filme de Akira Kurosawa chamado Céu e Inferno (infelizmente não disponível atualmente no streaming). Tem uma trama bem intrincada e um elenco sensacional.
Tudo começa quando um líder uma facção é morto em Nova York. Logo depois, o casal Derek e Sam Browne (Timothy Olyphant e Claire Danes) tem sua rotina interrompida. Isso porque ele recebem a notícia de que seu filho, Jared, foi sequestrado. Em desespero, eles entram em contato para iniciar uma proposta de resgate. No entanto, o sequestro desencadeia uma série de segredos antigos, conectando diferentes pessoas em uma Nova Iorque coberta por crimes e vingança. É quando a polícia inicia uma investigação sobre os Browne e os acontecimentos de violência na cidade.
O que achei?
Já começo avisando que essa não é o tipo de série que você consegue entender se estiver mexendo no celular, conversando, ou “pescando”. Muita coisa acontece, e a trama é bem complicada, com tensão constante. Acredito que uma ou outra coisa acabei deixando passar. Mas, ela é eficiente, mesmo que deixe algumas – várias – pontas soltas ao final. Penso que talvez se o roteiro de Ed Solomon tivesse deixado alguma parte da história de fora, talvez ela fosse mais facilmente consumível.
Mas o que realmente chama a atenção é o elenco. Claire Danes, como sempre prende a atenção de todo mundo. Outros destaques são Zazie Beetz como a policial, Jim Gaffigan (de Belas e Perseguidas) como o chefe dela, e Sheyl Cole como Xavier. O casal de irmãos das Guianas, feitos por Adia e Gerald Jones também funcionam bem. E o elenco ainda tem Dennis Quaid (o que é aquele rabinho que ele usa? Rsrs!), CCH Pounder e Timothy Olyphant. Todos estão ótimos, e ajudam a manter o interesse em todas as idas e vindas nervosas da Círculo Fechado. No final, vale ver!