Cada vez que vejo um filme sobre um visionário que consegue fazer um produto um sucesso mundial, sempre me pergunto o quanto daquilo é realmente verdade? Ou ainda, se alguma coisa é realmente verdade. Isso tem sido recorrente especialmente em filmes que foram lançados este ano como Air – A História por Trás do Logo (Prime Video) e Tetris (Apple TV Plus). E no caso de Flamin’ Hot: O Sabor que Mudou a História, que está disponível no Star Plus, não foi diferente.
Mas, primeiro a história. A ideia é contar a história de Richard Montañez (Jesse Garcia, que esteve em A Mãe, com Jennifer Lopez) . Depois de uma adolescência difícil, Richard consegue um trabalho como faxineiro da Frito Lay quando tinha apenas 18 anos. Durante o início de sua carreira na empresa, Richard levava os salgadinhos da fábrica para a sua casa, e os misturava com especiarias mexicanas. Assim, surgiu a ideia do Flamin’Hot, que foi apresentada ao presidente da empresa e lançada oficialmente para todo o país em 1992. Depois disso, Richard foi subindo na empresa, até se tornar vice-presidente de vendas multiculturais da PepsiCo após inventar o Cheetos Super Picante.
O que achei?
O filme é a estreia de Eva Longoria na direção. É claro o apelo que ela encontrou na história, mostrando uma família latina que consegue alcançar o sucesso nos Estados Unidos. E o filme é simpático, contando uma história sobre a importância do apoio da família – Annie Gonzalez faz brilhantemente a esposa de Richard. E não só isso, mas também sobre a importância de seguir em frente, sobre ser curioso, e não ter vergonha de apresentar aquilo que acredita. O filme tem alguns altos e baixos. Mas as cenas da família, e de Richard com o seu superior, Clarence C. Baker (feito por Dennis Haysbert) são sensacionais. Isso sem contar que a partir do momento em que Tony Shalhoub (Monk, Sra. Maisel) entra na história como o presidente da empresa, você vai ficar com os olhos colados na tela.
É claro que o grande problema acaba sendo que o filme é uma verdadeira obra de ficção passando por história real. Richard Montañez realmente existe. Sim, começou na empresa como faxineiro e se tornou VP da empresa. Entretanto segundo uma matéria do Los Angeles Times e da própria Frito Lay (empresa que fabrica Cheetos, Doritos, entre outros), Richard não esteve envolvido na criação do sabor apimentado dos salgadinhos. É claro que isso não diminui a história de sucesso dele. Entretanto, desmerece a verdadeira criadora, uma jovem chamada Lynne Greenfeld, que desenvolveu a marca. Já o sabor apimentado teria sido uma criação de um time de profissionais na fábrica de Plano, no Texas.
De qualquer maneira, Flamin’ Hot: O Sabor que Mudou a História é daqueles que deixa uma sensação boa, de que ainda há esperança no mundo. E que é possível ter chances iguais para todo mundo.