Assisti a minissérie Liaison (Conexões) em dois dias – três episódios de cada vez- na Apple TV Plus. A primeira parte me deixou entusiasmada, indiquei inclusive para alguns amigos próximos. Entretanto a segunda parte… Nem mesmo a química fantástica entre Eva Green e Vincent Cassel conseguiu salvar a história. Uma pena!
A ideia de Liaison é misturar intriga política com romance. Tudo começa com dois hackers sírios, Walid (Marco Horanieh) e Samir (Aziz Dyab), que quase são pegos depois de invadir um servidor da polícia síria e descobrir informações sobre um ataque terrorista. Os dois fogem, e mercenário Gabriel Delage (Vincent Cassel) é enviado para trazê-los para a França. Ao mesmo tempo, o governo inglês, que sofreu um grande atentado, tem uma equipe investigando o caso . Entre eles, Alison Rowdy ( Eva Green). Só que Gabriel e Alison tiveram um caso tórrido no passado, e o reencontro dos dois vai alterar de forma contundente como o problema internacional vai se resolver.
O que achei?
Liaison é a primeira produção francesa da Apple TV Plus . Os diálogos são falados em inglês, francês e sírio. E a trama é complicadíssima. Já aviso que é difícil de acompanhar todas as idas e vindas, e especialmente as subtramas dos bastidores políticos da história. Isso não parece tão importante no início. Entretanto, da metade para o fim – quando você começa a esperar respostas, tudo fica mais confuso. E o pior, as resoluções são insatisfatórias – sem pé nem cabeça mesmo.
É claro que a relação de Gabriel e Alison salva um pouco. Vincent Cassel e Eva Green transmitem aquela atração/paixão que nunca termina, nem mesmo com a ausência de anos. Isso fica claro desde a primeira cena de ambos na janela no final do primeiro episódio. Entretanto, o motivo da separação dos dois – explicado ao final – fica mal explicado – repare na conversa dos dois no carro (confesso que não entendi direito).
E no final…
E quando tudo termina, deixa várias perguntas no ar, especialmente o que irá acontecer com os dois, e com os vilões da história, com o marido dela, ou seja com todo mundo. Minha sensação é que eles quiseram contar histórias demais – e não souberam terminar. Ou talvez esperem fazer uma segunda temporada.
PS – Liaison tem várias outra caras conhecidas. Daniel Francis, de Once Upon a Time, Irene Jacob, da Trilogia das Cores, Peter Mullan, de Top of the Lake, entre outros.