No último dia 7, o ator Danny Masterson foi condenado a 30 anos pelo crime de estupr0. O ator de That 70’s Show se declarou inocente de estuprar três mulheres em sua casa em incidentes separados entre 2001 e 2003. Entretanto, foi condenado por duas das três acusações de estupro, com júri em um impasse na terceira acusação. A pena de 30 anos é a máxima no país para os crimes cometidos. Só que o que chamou realmente a atenção foram as 50 cartas que defenderam clemência ao ator . Estas vieram, entre outros, de diretores, roteiristas, produtores e atores. Entre eles, Billy Baldwin, Giovanni Ribisi, Debra Jo Rupp, Kurtwood Smith, e o casal Mila Kunis e Ashton Kutcher. Só que tal ação não pegou bem, especialmente para os mais famosos do grupo, Mila e Ashton.
Os dois trabalharam com Danny Masterson em That 70’s Show – e com Ashton somente na série The Ranch. O casal é muito amigo de Masterson, que é casado com a também atriz Bijou Phillips desde 2011. Só que o ato de escrever a carta em suporte a um estuprador foi muito mal vista. A atriz Christina Ricci, por exemplo, fez um post sobre o assunto.
O post de Christina Ricci
“Então, às vezes, pessoas que amamos e admiramos fazem coisas horríveis. Eles podem não fazer essas coisas conosco e só sabemos quem eles eram para nós. Mas isso não significa que eles não fizeram coisas horríveis e desacreditar os abusados é um crime. Pessoas que conhecemos como ‘caras incríveis’ podem ser predadores e abusadores. É difícil aceitar, mas temos que aceitar. Se dissermos que apoiamos as vítimas – mulheres, crianças, homens, rapazes – então devemos ser capazes de assumir esta posição.” Bravo!
O pedido de desculpas
Por causa de posts como esse, Mila e Ashton gravaram um vídeo, que publicaram em seu Instagram, que funciona como um pedido de desculpas.
“Estamos cientes da dor das vítimas causada pelas cartas que escrevemos em nome de Danny Masterson. Apoiamos as vítimas. Temos feito isso historicamente através do nosso trabalho e continuaremos a fazê-lo no futuro. As cartas não foram escritas para questionar a legitimidade do sistema judicial ou a validade da decisão do júri. Há alguns meses, a família de Danny nos contatou pedindo para que escrevêssemos cartas para representar a pessoa que conhecemos por 25 anos, para que o juiz pudesse considerar em sua sentença . Elas eram para o juiz e não tinham como propósito minimizar o depoimento das vítimas ou traumatizá-las novamente, de modo algum. Nós nunca quisemos isso e pedimos desculpa se isso aconteceu. Nosso coração fica com cada uma das pessoas que foi vítima de assédio sexual, abuso ou estupro”.
É bem provável que Mila e Ashton não tivessem ideia de que a carta que escreveram viriam à público. Agora é esperar para ver como esse erro irá afetar suas carreiras.