Fim de semana chegando e aqui vão algumas dicas de filmes de tribunal dos quais eu gosto muito. E creio que a maioria das pessoas gosta desse tipo de história. Aqui na lista há recentes, antigos, clássicos, em diversos streamings. Dê uma olhadinha e aproveite!
O Caso Collini – Netflix
O filme se baseia no best-seller de Ferdinand von Schirach. Narra a história de um jovem advogado chamado Caspar Leinen (Elyas M’Barek), que é incumbido de fazer a defesa em um caso espetacular. O italiano Fabrizio Collini (Franco Nero) mata o respeitado industrial Hans Meyer (Manfred Zapatka ) em sua suíte de hotel em Berlim. Só que Caspar tem muito mais em jogo do que seu primeiro grande caso como advogado de defesa. A vítima é o avô de Johanna (Alexandra Maria Lara), sua namorada de infância. Além disso, Hans foi como um pai para o advogado. Seu oponente no tribunal será Richard Mattinger (Heiner Lauterbach), advogado com um lendário histórico de vitórias, que inclusive foi seu professor. Para resolver o caso, Caspar tem que descobrir a razão pela qual Collini matou um cidadão exemplar como Meyer.
Os 7 de Chicago – Netflix
Eu confesso que não conhecia a história de Os 7 de Chicago, que representou um momento importante na história real dos Estados Unidos. O filme começa em 1968, quando a convenção democrata está prestes a escolher seu candidato à presidência. A Guerra do Vietnã está à toda. E vários grupos pretendem fazer um protesto durante a ocasião em Chicago, cidade que vai sediar o grande evento. Só que as coisas dão muito errado, com um enfrentamento com a polícia. Com a mudança do governo, todos os líderes dos grupos acabam sofrendo um processo. E o julgamento parece ser um jogo com cartas marcadas. Filmaço!
Confirmação – HBO Max
Anita Hill (Kerry Washington), uma professora universitária acusou um candidato a juiz da corte suprema, Clarence Thomas, de a ter assediado sexualmente. Isso provocou uma comoção, onde os dois tiveram que comparecer perante uma comissão que investigava o caso composta por senadores e presidida por Joe Biden, que hoje é vice-presidente dos Estados Unidos. Isso foi o suficiente para mudar a forma como os Estados Unidos encaravam os processos similares de assédio até os dias de hoje. O filme, produzido e estrelado pela atriz de Scandal, Kerry Washington, é claramente pró-Anita Hill (apesar de nunca mostrar que o assédio aconteceu por parte de Thomas) e também pró-democrata. E é bem bom!!
O Preço da Verdade – Globoplay
Os fatos são reais e o roteiro é a adaptação de uma matéria da revista do The New York Times. Escrita por Nathaniel Rich, tinha o título sugestivo de O Homem que se tornou o pior pesadelo da DuPont. Para quem não sabe, a DuPont é uma das maiores indústrias químicas do mundo, e durante muito tempo foi a maior. E Rob Billot é justamente um advogado corporativo bem sucedido que ganha vida defendendo grandes empresas. Só que um fazendeiro da cidade de sua avó chama sua atenção para mortes que podem estar ligadas ao lixo tóxico de uma grande corporação. Rob então embarca em uma luta pela verdade, gerenciando sozinho um processo judicial que dura anos e põe em risco sua carreira, sua família e seu futuro em geral.
Filadelfia – Star Plus/HBO Max
Andrew Beckett (Tom Hanks) é um promissor advogado que trabalha para um tradicional escritório da Filadélfia. Após descobrirem que ele é portador do vírus da AIDS, Andrew tem que enfrentar a demissão da empresa. Ele contrata os serviços de Joe Miller (Denzel Washington), um advogado negro que é homofóbico. Durante o julgamento, este homem deverá encarar seus próprios medos e preconceitos. Tom ganhou seu primeiro Oscar com este filme, que também levou o prêmio de canção.
As Duas faces de um Crime – Pluto TV
Em Chicago, um arcebispo (Stanley Anderson) assassinado com 78 facadas. O crime choca a opinião pública e tudo indica que o assassino um jovem de 19 anos (Edward Norton). Ele inclusive foi preso com as roupas cobertas de sangue da vítima. No entanto, um ex-promotor (Richard Gere) que se tornou um advogado bem-sucedido se propõe a defendê-lo, sem cobrar honorários. Ele tem um motivo para isto: adora ser coberto pela mídia, além de ter uma incrível necessidade de vencer. Edward Norton virou astro após sua atuação neste filme.
Testemunha de Acusação – Looke
Clássico bom demais de 1957, com direção do sensacional Billy Wilder. Leonard Vole (Tyrone Power) é preso sob a acusação de ser o assassino de uma rica viúva de meia-idade. É quando Sir Wilfrid Robarts (Charles Laughton), um veterano e astuto advogado, concorda em defendê-lo. Sir Wilfrid está se recuperando de um ataque do coração quase fatal e “supostamente” está em uma dieta, que o proíbe de ingerir bebidas alcoólicas e de se envolver em casos complicados. Mas a atração pelas cortes criminais é algo muito forte para ele. Especialmente quando o caso é bem difícil. O único álibi de Vole é o testemunho da sua esposa, Christine Vole (Marlene Dietrich), uma mulher fria e calculista. A tarefa de Sir Wilfrid fica praticamente impossível quando Christine Vole concorda em ser testemunha. Só que não da defesa, mas da acusação.
