Assisti as duas primeiras partes de Lupin juntas numa maratona só. Na época, disse que a série era uma das melhores do ano. Isso porque contava com charme, ação e inteligência a história do ladrão Assane Diop (Omar Sy) que se inspira nos livros de Arsene Lupin, um clássico francês. As duas estão disponíveis na Netflix, e essa semana, depois de grande espera, estreou a terceira com sete episódios.
Quem assistiu as duas primeiras, sabe que a ação terminou com Assane em fuga, depois de entregar Hubert Pellegrini. A nova temporada começa mostrando que Assane está escondido em Marselha, e sua mulher e seu filho estão sofrendo por causa de tudo isso, especialmente por parte da imprensa. É quando ele decide voltar, só que tudo se complica quando descobre que sua mãe, que ele não via há muito tempo, foi raptada. E que os sequestradores exigem que ele roube algumas coisas extremamente valiosas. Para conseguir tudo isso, ele inclusive terá que morrer, trair, e tentar consertar tudo de novo. Tudo ao som de uma trilha sonora genial.
O que achei?
Os flashbacks, aos quais estamos acostumados, voltam dessa vez com força total. Especialmente para explicar algumas situações do presente . Só que eles quebram a narrativa. E o principal motivo é que nos deixam sem a presença de Omar Sy. O ator é sensacional, seu sorriso é incrível, e nos faz torcer sempre por Assane. Sem ele, a história não é mais a mesma coisa.
Entretanto quando a ação volta ao presente – e com Omar -, todo o charme da história retorna. Especialmente com os roubos elegantes, que posteriormente são explicados – e deixam tudo muito mais divertido. Gosto demais da relação de amigo/inimigo de Assane com o policial ( Soufiane Guerab) – rende sempre cenas ótimas. Há um momento em que os dois tem que trabalhar juntos – e é sensacional. Por outro lado, confesso que tive um pouco de dificuldade de “comprar “ a história da mãe sequestrada, e certas ações de Assane para libertá-la. Sentia que a cada momento, a ação teria um plot twist – que não aconteceu, pelo menos nessa temporada.
Sem querer estragar e dar spoiler, posso dizer que a série termina de modo interessante. E claro, já deixa a porta escancarada para uma 4ª temporada. Para entender melhor, aviso que é bom rever as duas primeiras para entender a cena final, que dará o tom para a próxima temporada. Mal posso esperar…