Gerard Butler é uma paixão antiga, mas anda difícil continuar a ser fã. Isso porque a maior parte de seus filmes mais recentes tem sido uma grande decepção. Geralmente, começam bem, e depois despencam na segunda parte. Não é diferente com Missão de Sobrevivência, que estreia nessa sexta na Prime Video, depois de passar em branco nos cinemas. Eu assisti, e achei muito longooooo.
No filme, Butler é o agente secreto Tom Harris. Durante uma de suas missões no Afeganistão, Harris se vê encurralado em meio a um território hostil após ter sua identidade revelada. Agora, para escapar, sua única saída é tentar chegar o mais rápido possível a uma base de resgate em Kandahar. Para isso, ele conta com a ajuda de seu intérprete, Mo (Navid Negahban, o Sultão de Aladim). Ele está disposto a fazer de tudo para sair do perigoso deserto. Só que terá que lutar muito enquanto foge de forças de elite inimigas e de espiões internacionais que querem seu fim. À primeira vista, lendo a sinopse, você vai logicamente lembrar de O Pacto, com Jake Gyllenhaal. Mas não se engane, aquele filme era muito melhor. Missão de Sobrevivência não é um filme ruim, mas é beemm cansativo.
O problema é que Butler o típico caso de um ator cheio de carisma e talento que não consegue encontrar bons veículos para mostrar seu potencial. Entretanto, ele já teve bons momentos. Alguns como O Fantasma da Ópera e Encurralados não estão disponíveis. Mas há outros. Veja abaixo algumas dicas de filmes bons com ele – e que estão no streaming.
Fogo Cruzado – HBO Max
O filme tem todos os clichês do gênero, um final até risível, mas funciona e entretém. O vigarista Teddy Muretto (Frank Grillo) traça um plano desesperado para se esconder do assassino letal Bob Viddick (Gerard Butler). Ele dá um soco na oficial novata Valerie Young (Alexis Louder). Assim consegue ser preso em uma delegacia de polícia de uma cidade pequena. Mas a prisão não pode proteger Muretto por muito tempo. Viddick planeja seu próprio caminho para a detenção. E aguarda em uma cela próxima até que possa matar Muretto. Só que a chegada de um assassino concorrente (Toby Huss) na prisão muda tudo. Viddick terá que correr contra o tempo para conseguir ser o primeiro a matar Muretto.
Invasão à casa Branca – HBO Max/ Netflix
Um dos melhores filmes de ação do novo século. Mike Banning (Gerard Butler) é um dedicado funcionário do serviço secreto americano. Sua função é proteger o presidente Benjamin Asher (Aaron Eckhart) e sua família. Só que acontece um acidente. Mike consegue salvar Benjamin, mas a primeira-dama morre. A partir de então, Mike é deslocado para um serviço burocrático de escritório em Washington, que ele detesta. Dezoito meses depois, a Casa Branca é atacada por terroristas. Percebendo o pânico na população e o perigo que o presidente corre, Mike segue para a Casa Branca para ajudar no que pode. E logo ele se tornará a única esperança dentro da Casa Branca para combater os terroristas e salvar o presidente.
PS Eu te Amo – Netflix/ Prime Video/ Globoplay
Me faz chorar e sorrir, ainda mais com os dois lindos Gerard Butler e Jeffrey Dean Morgan (ambos no auge da beleza). A sortuda da Hillary Swank é Holly Kennedy. Ela é casada com Gerry (Gerard Butler), um irlandês por quem é completamente apaixonada. Quando Gerry morre, a vida de Holly também acaba. Em profunda depressão, ela descobre com surpresa que o marido deixou diversas cartas que buscam guiá-la no caminho da recuperação. O elenco é incrível! Além de Jeffrey Dean Morgan, tem Kathy Bates e Lisa Kudrow.
A Verdade Nua e Crua – Prime Video
Abby Richter (Katherine Heigl) é produtora de um programa de televisão competente e conservadora. Com a audiência caindo, seu chefe tem a ideia. Ele vai contratar Mike Chadway (Gerard Butler) do programa “A Verdade Nua e Crua”. Assim, de um hora para outra, Abby se vê obrigada a aceitar como colaborador um cara machista, grosseiro. E o pior, “especialista” em revelar o que – realmente – atrai os homens nas mulheres. Com as relações amorosas em baixa, ela recorre aos “serviços do consultor” para conquistar o homem dos seus sonhos. E o resultado acaba sendo bem inesperado. O filme é uma delícia e tem uma cena de dança bem sexy.
Destruição final – O Último Refúgio – Prime Video
Um cometa dividido em mil pedaços está chegando à Terra. As perspectivas são terríveis. Mas algumas famílias são escolhidas para ir para um lugar potencialmente seguro. Entre elas, está a de John Garrity (Gerard Butler), que tem ainda a sua mulher Allison (Morena Baccarin), e o seu filho, o menino Nathan (Roger Dale Floyd, de Doutor Sono). Só que por uma série de mal-entendidos, eles acabam separados. E tem que fazer uma perigosa viagem até à sua derradeira esperança de salvação. E encontram pelo caminho o melhor e o pior da Humanidade, à medida que o cometa se aproxima da Terra. O filme funciona, têm vários momentos tensos, e até emociona!