Você com certeza já deve ter assistido em algum momento A Cor Púrpura, filme de 1982, com direção de Steven Spielberg. Para quem não viu , ele está disponível na HBO Max. Pois bem, o filme fez tanto sucesso que virou até um musical da Broadway. E agora, o musical ganhou uma versão para o cinema. Já aviso que A Cor Púrpura que estreia nessa quinta nos cinemas, é bem diferente do que aquele que você viu nos anos 80.
Celie (Fantasia Barrino) é uma mulher que vive no sul dos Estados Unidos no começo do século XX. O filme acompanha 40 anos da vida dela. Desde os abusos da homem que ela conhecia como pai, até a separação da irmã que ela amava muito. Ela é obrigada a se casar com Mister (Colman Domingo), que a maltrata mais ainda. Entretanto ela encontra força para seguir em frente com o apoio de amigas que aparecem em seu caminho.
O que achei?
Quem me conhece, sabe que eu amo um musical. Especialmente um musical da Broadway. Quando estreou em 2016, a peça ganhou o Tony de Melhor revival de musical, e Cynthia Erivo levou o prêmio de atriz como Cellie. Me pergunto a razão pela qual não a convidaram para o filme (ou será que ela não aceitou?). Mas, é claro, o elenco é o grande destaque. Especialmente Danielle Brooks como Sophia. Ela conseguiu a única indicação ao Oscar do filme. E é sem dúvida a melhor de todas (que Da Vine Joy Randolph que nada!!).
Fantasia Barrino está bem (mas não excepcional), e Taraji P. Henson está poderosa e cantando sensacionalmente. E ainda há uma pequena participação de Halle Bailey (A Pequena Sereia), que é ótima. Mas o filme padece da falta de jeito para juntar o número musical com o resto da história . Além do mais, o filme tem uns quatro finais até chegar ao final real. As músicas são ótimas, inclusive a premiada do primeiro filme, Miss Celie’s Blues. E o filme ainda tem um charme a mais com uma pequena participação logo de início de Whoopi Goldberg (veja se você a reconhece).
No final, as músicas são bonitas, o filme tem uma fotografia linda, e os atores são ótimos. Mas poderia ter facilmente meia hora a menos.