Quando você se depara com um filme estrelado por Anne Hathaway e Jessica Chastain, a probabilidade que ele seja muito bom é certa , não é? Esse é o caso de Instinto Materno, que estreia nessa quinta nos cinemas , e vale muito o ingresso! Gostei bastante!
O filme se baseia no romance de Barbara Abel. Se passa no início dos anos 1960, seguindo a história das melhores amigas e vizinhas Alice (Jessica Chastain) e Celine (Anne Hathaway). Elas vivem um estilo de vida tradicional, sendo típicas donas de casa com a vida perfeita. Tem uma casa com gramados bem cuidados, maridos bem-sucedidos e filhos da mesma idade. No entanto, a vida aparentemente perfeita e harmônica é tragicamente interrompida após um acidente marcar as duas famílias de forma inesperada. Quando sentimentos de culpa, suspeitas e estranhas paranoias surgem, uma nova revelação vem à tona.
O que achei?
Já houve um filme belga com o mesmo nome feito em 2019 (e infelizmente indisponível no streaming atualmente). O que mais me conquistou nessa história foi a ambivalência, o jogo de aparências da história. Confesso que até o último momento antes da revelação da pessoa “culpada” da história, eu não tinha certeza de quem seria. O diretor francês Benoît Delhomme manipula as expectativas com maestria. Além disso, tem uma recriação de época sensacional, desde os figurinos (que mostram a evolução dos sentimentos das personagens), passando pela trilha sonora, até uma análise comportamental. Mostra a situação das mulheres da época – sempre perfeitas na frente de todos – mas com seus segredos presentes na intimidade.
Isso é a base do gênero do suspense psicológico, e funciona muito bem aqui. O que vemos é real ou uma manipulação? Impossível não pensar na influência do cinema de Alfred Hitchcock em vários momentos. Especialmente quando a história muda de um melodrama na primeira parte, para o suspense propriamente dito na segunda. Tudo funciona perfeitamente – especialmente a tensão crescente. Só que é claro que tudo fica melhor quando você conta com atrizes do talento de Anne Hathaway e Jessica Chastain. Anne está simplesmente sensacional, vestida como Jackie Kennedy, e pronta para explodir a qualquer momento. Jessica, em contrapartida, transborda culpa e ansiedade.
As duas já fizeram dois filmes juntas – Interestelar e Armageddon Time . Mas só aqui tem a oportunidade de contracenar – e “duelar” em cena. E elas aproveitam cada momento.