Filmes de fantasia, que pretendem atingir crianças e adultos, podem acertar no tom, ou não. Várias versões erraram no tom. É o caso de Quebra-Nozes e os Quatro Reinos e Uma Dobra no Tempo, só para citar dois. Amigos Imaginários, que está em cartaz nos cinemas, é colorido, bonito, e até emociona no final. Mas creio que é muito adulto para as crianças, e muito infantil para os adultos.
A direção e o roteiro são de John Krasinski, que também faz uma participação no elenco. O filme segue a jornada de Bea (Cailey Fleming, a Judith de The Walking Dead). Ela é uma garota que já sofreu uma tragédia, e agora enfrenta um novo problema. Ela adquire a habilidade de ver os amigos imaginários de todas as pessoas. Quando Cal (Ryan Reynolds) descobre seu extraordinário poder, os dois se unem para uma missão emocionante que jamais pensaram ter . Eles deverão reconectar os amigos imaginários com suas crianças, agora adultas e muitas vezes esquecidas de seus companheiros mágicos. Assim pretendem devolver a sensibilidade do que era ser criança e ainda desbloquear uma memória de infância nesses adultos.
O que achei?
É impossível não perceber todas as influências. Desde A mansão Foster (Cartoon Network), até o clássico Meu Amigo Harvey, passando é claro por Monstros SA. Nesse último caso, até Blue é muito parecido com Sully. O problema é que Amigos Imaginários tem um pouco de todo o tipo de tragédia. Desde a morte da mãe, até a doença do pai, e amigos imaginários abandonados e tristes. Bambi perde…
Mas é claro, há coisas positivas. Há um número musical delicioso, estilo Broadway, que é uma delícia de ver. Os amigos imaginários tem personalidades fofas. Ryan Reynolds faz o papel de Ryan Reynolds, e Cailey Fleming, como a gente que assiste The Walking Dead já sabia, é sensacional. Fofa demais.
No geral, até gostei do filme, mas o problema é que ele nunca funciona realmente para se tornar um clássico do gênero. E esse parece ser o objetivo. Infelizmente vi o filme na versão dublada. Infelizmente porque a lista de atores famosos que dublam os amigos imaginários é enorme. Só para citar alguns, tem Steve Carell, Matt Damon, Emily Blunt, Maya Rudolph, George Clooney, Amy Schumer, Blake Lively. E tem até uma piada boa, fique até o fim dos créditos, e veja quem é o dublador original do personagem invisível.