Nessa quinta, o mundo perdeu Donald Sutherland. Era um grande vilão (ficou famoso para toda uma nova geração com Jogos Vorazes. Mas sabia ser um homem doce, como em minha performance favorita dele em Orgulho e Preconceito (amo!). Ele faleceu um pouco antes de completar 89 anos. E teve uma brilhante carreira. Trabalhou com todos os grandes diretores: Fellini, Antonioni, Oliver Stone, entre outros. Teve grandes atuações. Ganhou um Oscar especial de carreira em 2018. Na TV, foi premiado com o Critics Choice por The Undoing, o Emmy e o Globo de Ouro por Cidadão X. E até o Teen Choice Awards como o melhor vilão por Jogos Vorazes: Em Chamas. Seu último papel foi na série Homens da Lei: Bass Reeves, disponível no Paramount Plus.
Seu filho, Kiefer Sutherland foi quem anunciou sua morte, usando as redes sociais. Ele escreveu:
“Com o coração pesado, eu comunico que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Pessoalmente, penso que ele foi um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se deixou assustar por um papel, bom, mau ou feio. Ele amava o que fazia, e fez o que amava. E ninguém pode pedir mais do que isso…”
Veja aqui quatro filmes e duas séries, que estão entre minhas favoritas com o ator, e estão disponíveis no streaming:
Orgulho e Preconceito – Netflix e Globoplay
Em 1797, havia as cinco irmãs Bennet – Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan). Elas foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem o futuro. Porém, Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido. Nisso ela tem o apoio do pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Parece que Jane conquistará o coração do novo vizinho. Ao mesmo tempo, Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem. Lindo e emocionante, especialmente a cena final entre Elizabeth e seu pai (grande momento de Donald Sutherland).
Ella e John – Netflix
Depois de 27 anos desde que atuaram juntos em Bethune: A Revolução de um Herói, Donald Suhterland e Helen Mirren se reuniram, melhores do que nunca, em Ella e John . O filme vai fazer você rir e chorar. Baseado num livro do mesmo nome, de Michael Zadoorian, lançado em 2009 com o título original de The Leisure Seeker, ele conta a história de um casal de velhinhos que resolve colocar o pé na estrada uma última vez, sem nem mesmo avisar os filhos . Eles pegam o seu roadhome (uma espécie de trailer) chamado… Leisure Seeker (algo como caçador de lazer), e saem de Boston com o objetivo de chegar a Key Westu . Ou seja, percorrendo toda a costa leste americana. Só há um problema: John está sofrendo de Alzheimer enquanto Ella tem câncer.
MASH – Star Plus
Grande clássico dirigido por Robert Altman. Durante a Guerra da Coréia, dois cirurgiões do hospital móvel do exército vivem atormentados pela enorme tensão causada pelo grande número de soldados feridos que chegam a todo instante dos campos de batalha. Eles passam a recorrer a álcool, rebeldia e mulheres como forma de obter algum alívio para as suas preocupações. É uma comédia tá?
O Telefone do Sr. Harrigan – Netflix
O filme apresenta a história de um menino que vive em uma cidade pequena. Um belo dia, um bilionário mais velho – o Sr. Harrigan do título – e recluso o contrata para ler para ele. Os anos passam, e os dois constroem um vínculo por meio de livros e um celular. Só que quando o senhor morre, o menino descobre que nem tudo some completamente. O jovem deixa seu telefone no bolso do morto antes do enterro. E logo resolve deixar uma mensagem de saudade para o amigo. O que o deixa chocado, é receber uma mensagem de volta. E logo o jovem percebe que é capaz de se comunicar com o senhor mesmo do túmulo, através do celular que foi enterrado com ele. É um drama com muito clima, e um pouco de sobrenatural. Mas definitivamente não é terror.
The Undoing – MAX
A trama se desenvolve em torno da terapeuta Grace (Nicole Kidman), que aparentemente tem uma vida perfeita. Só que ela não percebe os sinais de que o marido, o famoso oncologista pediátrico Jonathan ( Hugh Grant) tinha passagens obscuras em sua vida. Mas tudo muda às vésperas do lançamento do primeiro livro de Grace. Uma morte violenta, o desaparecimento de Jonathan e desdobramentos inesperados fazem tudo desmoronar. Donald Sutherland faz o papel do pai de Nicole, e tem cenas ótimas.
Trust – Star Plus
Com 10 episódios, a série conta a história do sequestro e pedido de resgate multimilionário do jovem John Paul Getty III, herdeiro da fortuna de petróleo da família Getty, quando foi capturado em Roma em 1973. A série traça o pesadelo do jovem Getty nas mãos de sequestradores que não conseguiam entender por que ninguém queria recuperar seu refém. De um lado, a polícia italiana acreditava que o sequestro podia ser um blefe. Do outro, o pai de John estava mergulhado em seu vício em heroína e o avô estava muito ocupado em sua mansão no campo inglês, cercado por cinco amantes e um leão de estimação. A única esperança que resta é a mãe de John, que deve negociar com os sequestradores, cada vez mais desesperados. Donald faz o papel do avô milionário – e arrasa.