Muita gente me pede dicas de filmes clássicos ou antigos (não são a mesma coisa, tá? ). Então, hoje, com o falecimento de Alain Delon, aos 88 anos, resolvi fazer essa lista de dicas de filmes do ator. Delon foi um dos maiores nomes do cinema francês e mundial. Infelizmente, alguns de seus maiores filmes, como O Sol por Testemunha (onde fez o papel de Tom Ripley) e A Piscina ( com seu grande amor, Romy Schneider) não estão disponíveis no streaming. Mas há alguns bem relevantes que podem ser vistos. Veja a minha listinha abaixo:
O Leopardo – Looke
1860, Sicília. Durante o período do “Risorgimento”, o conturbado processo de unificação italiana, o príncipe Don Fabrizio Salina (Burt Lancaster) testemunha a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia. Num cenário caótico de fortes contradições políticas, ele luta para manter seus valores. A direção era de Luchino Visconti, e Delon fazia o papel de Tancredi.
Rocco e seus Irmãos – Belas Artes a la Carte
A viúva Rosaria (Katina Paxinou) se muda de Milão para Lucania com seus quatro filhos. Vincenzo (Spiros Focás), o quinto filho, já vivia em Milão. A família enfrenta vários problemas de início, mas seus integrantes sempre buscam algo com o que se ocupar. Simone (Renato Salvatori) é boxeador, Rocco (Alain Delon) trabalha como faxineiro e Ciro (Max Cartier) apenas estuda. É quando surge Nadia (Annie Girardot), uma prostituta que em um caso com Simone e também com Rocco, quando ele deixa o serviço militar. A disputa pela mesma mulher faz com que os irmãos entrem em conflito.
Na Pele de um Tira – Looke
O detetive Choucas (Delon trabalha com um parceiro misterioso chamado Tarpon e a secretária Charlotte (Anne Parillaud). Ele começa a investigar o desaparecimento de uma menina cega . Só que o inspetor de polícia pede que ele desista do caso. É quando ele se depara com uma série de outros crimes.
A Garota da Motocicleta – Belas Artes a la Carte
Recém-casada, Rebecca ( Marianne Faithful) deixa a cama de seu marido para ir visitar seu amante (Alain Delon) de motocicleta em Heidelberg. No caminho, ela se entrega a devaneios psicodélicos e eróticos enquanto revive seu relacionamento com ela própria e os dois homens.
Terei o Direito de Matar? – Looke
Thomas (Delon) se torna um desertor da guerra da Argélia e acaba por ajudar uma jovem advogada ( Lea Massari) que defende os Argelinos. O filme não era uma lembrança boa para Delon, já que ele se machucou durante as filmagens, e além disso não funcionou nas bilheterias.
O Assassinato de Trotsky – Belas Artes a la Carte
Um retrato biográfico do assassinato do líder revolucionário Comunista, Leon Trotsky (Richard Burton), exilado no México em 1929. Sua morte foi causada por um Frank Jackson (Alain Delon), um assassino contratado por Stalin. É considerada uma das mortes políticas mais infames do século XX.