Estreou hoje (20) na Apple TV Plus a série A Casa da Moda. Trata-se de uma produção francesa que mostra a luta pelo poder dentro de uma poderosa marca de moda (fictícia). É um verdadeiro novelão, que tem todas as características : luta pelo poder, irmãos que se odeiam, muito drama, filhos ilegítimos, traições. Os dois primeiros episódios estão disponíveis na Apple TV Plus, e os demais estrearão um a cada semana. Eu estou adorando!
A série mostra como uma dinastia familiar de uma marca icônica de moda após o escândalo de um vídeo viral do designer Vincent Ledu (Lambert Wilson). Este põe em perigo a sobrevivência da lendária grife de alta costura de sua família. É quando Perle Foster (Amira Casar), a ex-musa de Vincent que vive à sua sombra, une-se à visionária designer Paloma Castel (Zita Hanrot) para salvar e renovar a centenária Maison LEDU. Só que há vários desafios pelo caminho, inclusive uma outra casa de moda disposta a tudo para destruir a LEDU.
O que achei?
A Apple TV já havia tentado fazer um novelão com uma história de moda ao contar a vida de Christian Dior em The New Look. Mas não deu certo – a história e o personagem são chatíssimos (nem cheguei a terminar). Só que aqui a coisa é diferente. Já com os dois primeiros episódios você fica totalmente envolvido na história dessa família que luta para sobreviver após o escândalo. Mas todo mundo tem segredos. A vantagem de não ter que lidar com pessoas reais (como The New Look) dá grandes oportunidades à série. Algo tipo um Succession mais novelesco e palatável para todo mundo.
Mas é claro que há inspirações. O escândalo de Vincent traz uma clara lembrança da situação de John Galliano. Paloma é a epítome dos jovens criadores da geração Z, sempre transgressores e politicamente corretos. E tudo isso misturado com um jeito francês de ser, com muita praticidade e sensualidade. Fica mais ou menos na linha de otruas duas recentes séries francesas que eu adorei, Dix per cent, da Netflix, e a sensacional Gotas Divinas, da própria Apple TV Plus.
No elenco, Lambert Wilson está ótimo como um desses criadores que se acham o máximo, acima de todos. Amira Cazar, a mãe de Me Chame pelo seu Nome, é eficiente e contida como Perle . E claro, tem a veterana Carole Bouquet (que já foi Bond Girl), sensacional como a toda poderosa da empresa rival. Todos funcionam para transformar A Casa da Moda no grande #prazercomculpa da temporada.