Eu escrevi aqui sobre Disclaimer/Difamação quando ele estreou há algumas semanas na Apple TV Plus. Falei na época que os dois primeiros episódios eram muito envolventes, e com o envolvimento de Alfonso Cuarón e Cate Blanchett tudo ficava ainda melhor. O último episódio estreou hoje na Apple TV Plus e tem um momento inesquecível de Cate Blanchett.
Só recapitulando a história. Na série, uma renomada jornalista, que construiu a reputação ao revelar os erros e transgressões de outras pessoas, recebe um romance de um autor desconhecido em que é a personagem principal de uma história que expõe seus segredos mais sombrios. Enquanto luta para descobrir a identidade do autor, ela é forçada a confrontar seu passado antes que isso destrua sua vida e seu relacionamento com o marido, Robert.
O que achei?
São 7 episódios que manipulam a audiência, usando especialmente a narração de Indira Varma (entre outras). Já no início, a famosa jornalista (da vida real) Christiane Amanpour, estrela da CNN, diz que ” tenha cautela com a narrativa e a forma. Seu poder pode nos deixar mais próximo da verdade, mas também pode ser uma arma com o grande poder de manipular”. E a série, na verdade, nos alerta sobre isso todo o tempo. O livro nos diz que a personagem de Cate Blanchett fez algo muito terrível, e aos poucos ficamos sabendo o que pode ser. Paralelamente, o livro acaba destruindo a vida dela e de sua família. É delicioso ver como o roteiro nos manipula.
Disclaimer ainda usa gatos de maneira muito interessante. Parece que eles são observadores de tudo que acontece com os personagens. E, claro, há o elenco sensacional. Kevin Kline, em papel que seria de Gary Oldman, está assustador. Parece um vilão de conto de fadas. Sasha Baron Cohen surpreende num papel de um homem fraco e manipulável. Lesley Manville está ótima como sempre. E não posso esquecer de mencionar Leila George (filha de Vincent D’Onofrio e Greta Scacchi), linda, sexy, marcante. E, claro, Cate Blanchett está superlativa como sempre. A sua sequência, onde conta o que aconteceu, no episódio final, é simplesmente sensacional. Vale muito a pena ver!