A Profecia, filme lá dos anos 70, é um dos mais aterrorizantes que já vi. Mostrava a história de m garotinho que é adotado por um casal, mas na verdade se revela ser o filho do demônio. Ele está disponível na Looke e vale conhecer. O filme teve várias sequências inferiores, e recentemente estreou no Disney Plus um prelúdio chamado A Primeira Profecia. Tem boas ideias, mas…
Primeiro a história. A Primeira Profecia acompanha a jovem americana Margaret (Nell Tiger Free), que vai para Roma para viver a serviço da igreja. No local, ela se afeiçoa por Carlita, uma jovem quieta e sozinha, que também mora no convento. Ao questionar o passado e a situação da garota para as outras irmãs da igreja, ela é alertada para se manter afastada. No entanto, antes de seguir o conselho, Margaret se depara com uma escuridão que a faz questionar sua fé. Com a ajuda de um padre exonerado, ela acaba descobrindo uma conspiração tenebrosa. Esta foi por anos um segredo da igreja local, que tentava esconder o inevitável: a volta do mal, o anticristo.
O que achei?
Como disse, A Primeira Profecia tem boas ideias, mas o desenvolvimento é muito fraco. É previsível, e tem momentos risíveis. Especialmente um em que uma personagem sofre uma transformação quase no final. Os tremeliques infindáveis (rsrs) foram péssimos. Há uma ou outra cena que assusta um pouco, e só! É claro que a jovem Nell Tiger Free se esforça no papel principal de Margaret, mas a direção não ajuda. O filme ainda tem Sonia Braga no papel da madre assustadora, e Ralph Ineson como o padre em busca da verdade.
O final, que liga este filme ao primeiro A Profecia é até legal. Uma homenagem a um filme infinitamente melhor e mais assustador.