Vejo que muita gente tem gostado da segunda temporada de A Imperatriz (crítica da primeira temporada está aqui) , que estreou na Netflix essa semana ( louca pra maratonar assim que voltar para o Brasil na 5ª) . Mas há outras séries sobre casas reais que valem a pena conhecer. Veja abaixo:
The Crown – 6 temporadas – Netflix
Essa é a mais óbvia e também a melhor. The Crown romantiza a vida da família real britânica durante o reinado da Rainha Elizabeth II. Durante 6 temporadas acompanha os altos e baixos políticos e pessoais, com três atrizes assumindo o papel de Elizabeth em diferentes fases da vida : Claire’s Foy, Olivia Colman e Imelda Staunton. Foi premiada com Emmys, Globos de Ouro, SAG’s entre outros.
Rainha Charlotte – 1 temporada – Netflix
Spinoff de Bridgerton, que conta a história da rainha Charlotte (crítica aqui). Na verdade, a série de seis episódios se passa em dois momentos. O primeiro se passa na juventude da rainha – logo que ela chega à Inglaterra para se casar com o Rei George. Os dois se conhecem no dia do casamento, e passam por diversas crises, apesar de muito apaixonados. Especialmente devido aos problemas nervosos do rei. O segundo momento se passa pouco depois dos acontecimentos da segunda temporada de Bridgerton. Mostra a rainha enfrentando os problemas de conseguir que um de seus 13 filhos lhe dê um neto para dar continuidade ao reinado da família. Nessa parte, entretanto, o mais interessante são as conversas entre Lady Bridgerton e Lady Danbury, as ótimas Ruth Gemmell e Adjoa Andoh. Preste atenção ao diálogo sobre o jardim que floresce. É impagável!
White Queen – 1 temporada – MGM Plus (dentro da Prime Vídeo)
Na Inglaterra de 1464, antes da Dinastia Tudor assumir o poder, a luta pelo trono era travada entre dois lados da mesma família: os York e os Lancaster. Dos York, o jovem e belo Eduardo IV é coroado rei, com a ajuda do manipulador Lorde Warwick (James Frain). Mas quando ele se apaixona por Elizabeth Woodville (Rebecca Ferguson), do clã Lancaster, todo o plano de Warwick pode ir por água abaixo. Uma história de amor, sedução, assassinato e traição de uma das eras mais turbulentas da Inglaterra, contada pela visão de três mulheres belas e fortes: Elizabeth Woodville, Margaret Beaufort (Amanda Hale) e Anne Neville (Faye Marsay).
Game of Thrones – 8 temporadas – MAX
Simplesmente acho sensacional (até o final – crítica aqui) . Em uma terra onde os verões podem durar vários anos e o inverno toda uma vida, as reivindicações e as forças sobrenaturais correm as portas dos Sete Reinos. A irmandade da Patrulha da Noite busca proteger o reino de cada criatura que pode vir de lá da Muralha, mas já não tem os recursos necessários para garantir a segurança de todos. Depois de um verão de dez anos, um inverno rigoroso promete chegar com um futuro mais sombrio. Enquanto isso, conspirações e rivalidades correm no jogo político pela disputa do Trono de Ferro, o símbolo do poder absoluto.
Young Royals – 3 temporadas – Netflix
O Príncipe Wilhelm (Edvin Ryding) entra no prestigioso colégio interno Hillerska, seguindo os passos de seu irmão mais velho, que anos antes também frequentou o local. Longe das etiquetas e regras da realeza, ele finalmente tem a chance de explorar sua verdadeira personalidade e descobrir o tipo de vida que deseja desfrutar. E não é muito difícil sonhar com um futuro de liberdade e amor incondicional quando conhece seu colega de classe Simon (Omar Rudberg), e bem longe das obrigações da realeza. Mas seguir seu coração nem sempre é uma escolha fácil, e Wilhelm descobre da pior forma quando precisa lidar com algumas situações mais desafiadoras do que o previsto.
Minha Lady Jane – 1 temporada – Prime Video
Uma pena que essa série foi cancelada após a primeira temporada (crítica aqui). É uma delícia de ver. O filho do Rei Henrique VIII, Eduardo (Jordan Peters), não morre de tuberculose. Lady Jane Grey e seu marido não acabam mortos. Ao receberem a coroa, desta vez Lady Jane (Emily Bader), uma jovem brilhante e um pouco cabeça dura que se torna rainha da Inglaterra da noite para o dia e se vê como um alvo de outros nobres que querem sua coroa, estará preparada para se defender.