É claro que é impossível ver Bagagem de Risco e não lembrar de Duro de Matar (1 e 2). Mas isso não é um problema. Quando o filme é bem feito (mesmo caso de Invasão à Casa Branca), você consegue embarcar facilmente, e ainda até dar um sorriso quando identifica algumas “inspirações”. Bagagem de Risco tem uma tensão constante, e uma atuação ótima – como sempre – de Taron Egerton. Estreou na Netflix e vale ver.
Ethan Kopek (Taron Egerton), um jovem agente da TSA ( aquele pessoal de segurança dos aeroportos americanos), enfrenta o desafio mais difícil de sua carreira na véspera de Natal. Ele sofre chantagem por parte de um viajante misterioso (Jason Bateman), que o obriga a deixar um pacote perigoso passar pelo raio X em um voo. A chantagem é pessoal, pois o vilão ameaça a namorada grávida de Ethan, (Sofia Carson). Com sua vida e a de sua família em risco, Ethan precisa usar todas suas habilidades e recursos para enganar o chantagista e evitar um desastre aéreo. Mas, à medida que a tensão aumenta e o prazo se aproxima, Ethan começa a questionar. Será que ele está apenas cumprindo ordens ou há mais algo em jogo. O destino do voo e a vida de centenas de passageiros vão depender de suas ações.
O que achei?
É claro que há uma série de furos no roteiro, no entanto isso não é um problema para envolver quem está assistindo. E isso se deve muito a Taron Egerton, que corre tanto quanto Tom Cruise. Além disso, você consegue ver tudo que ele está pensando somente seguindo seu olhar. Mas não é só ele. Há Jason Bateman num casting improvável, mas acertado, que faz com que você até ria com ele – e se sinta culpado por isso, rs. o elenco ainda tem como destaque Danielle Deadwyler. Ela parece que sempre está a ponto de explodir. Aqui não é diferente e funciona perfeitamente com sua policial obcecada. Aliás, ele tem a melhor sequência do filme, uma luta dentro do carro em alta velocidade.
O filme acaba sendo um triunfo para o diretor Jaume Collett-Serra, depois de seu fracasso com Adão Negro. Ele consegue passar a tensão constante num filme que daqui a algum tempo vamos discutir se é um filme de Natal ou não. Graças à sua inspiração, Duro de Matar.