Hoje (27), os fãs de Jornada nas Estrelas estão de luto. Aliás, não só eles. Os fãs de ficção científica estão de luto. Morreu em Los Angeles, aos 83 anos, Leonard Nimoy. Ele criou talvez o maior ícone da ficção-científica na TV, o Sr. Spock, na série que durou apenas três temporadas. Mas que foram o suficiente para conquistar uma legião de seguidores há quase 50 anos.
Tive o prazer e a honra de conhecer de perto e conversar com ele quando esteve aqui no Brasil em 2003. Na época, eu trabalhava na Paramount e em conjunto com o Fã Clube Frota Estelar, trouxemos Nimoy para uma coletiva de imprensa e para uma convenção dos fãs. Chegamos até a lançar um pack numerado (com apenas 2000 peças) com os primeiros quatro filmes de Jornada nas Estrelas para o cinema (mas com o lugar para o quinto que seria lançado um mês depois). Lembro-me perfeitamente o primeiro momento em que nos encontramos no lobby de um hotel em São Paulo. Confesso que tremi quando ouvi aquela voz tão marcante dizendo muito prazer. Depois, no período de alguns dias, com a coletiva, com um evento para fãs, a entrevista no Programa do Jô e a convenção, tive a oportunidade de conhecer de perto este homem bem-humorado, inteligente, que atraía a atenção de todos quando entrava num local. Foram momentos emocionantes e inesquecíveis para mim.
Ele começou sua carreira ainda criança no teatro e só chegou ao cinema aos 20 anos num pequeno papel em Queen for a Day. Devido a seu tipo físico diferente, acabou fazendo várias participações em seriados de faroeste como índio. Ele esteve em praticamente todos: Bonanza, O Homem de Virginia, Gusnsmoke, Laramie. Em 1966, conseguiu aquele que seria o papel de sua vida: Sr. Spock, que lhe deu três indicações para o Emmy. Gene Roddenberry o havia conhecido em uma série anterior que havia produzido, O Tenente, e achou que ele tinha uma cara boa para fazer um alienígena em Jornada nas Estrelas. Rs! O mundo agradece! Aliás você sabia que originalmente Spock teria o rosto com a cor vermelha? Eles desistiram da ideia depois que perceberam que nas TV´s preto e branco (o que era comum na época), o vermelho viraria preto. Já imaginou?
Depois das três temporadas, Jornada nas Estrelas foi cancelado, Nimoy logo entrou no lugar de Martin Landau, que havia saído da série Missão Impossível, outro grande sucesso da época. Com o fim dela em 1971, ele voltou ao personagem Spock nos 22 episódios dos desenhos Star Trek: The Animated Series. Em 1978, fez ainda um clássico de terror da época, Invasores de Corpos.
Mas logo Spock voltaria outra vez à sua vida com a chegada da Enterprise aos cinemas. Jornada nas Estrelas- O Filme, de 1979, reuniu todo o elenco, renovou o interesse por estes personagens, além de conseguir novo fãs. Vieram outros filmes: Jornada nas Estrelas II: Ira de Khan (SPOILER: momento terrível da “morte” de Spock) em 1982, Jornada nas Estrelas III – À Procura de Spock (1984), Jornada nas Estrelas IV – A Volta para Casa (1986) – estes dois últimos dirigidos por ele , Jornada nas Estrelas V – A Última Fronteira (1989) e a aparente despedida em Jornada nas Estrelas VI – A Terra Desconhecida (1991).
Teve destaque com seu trabalho como diretor com um grande sucesso, Três Solteirões e um Bebê, com Tom Selleck, e o drama O Preço da Paixão, com Liam Neeson. Fez então algumas participações em séries e filmes para a TV, apareceu nos Simpsons como ele mesmo e foi a voz do rei no desenho Atlantis: O Reino Perdido. Só que em 2008, Nimoy conheceu J.J. Abrams, que estava preparando a volta de Jornada nas Estrelas, que agora passaria a usar o nome em inglês, Star Trek. E apesar de Zachary Quinto ter assumido o personagem, os fãs tiveram uma surpresa inigualável quando Nimoy apareceu na tela, como o Spock mais velho. E, ao final, confesso, que ao ouvir a voz de Nimoy dizendo “Espaço, a fronteira final…” foi impossível não me emocionar…
Ao mesmo tempo em que fez uma participação inesquecível de 11 episódios na série Fringe, também de J.J.Abrams, durante toda a série, Nimoy também esteve em The Big Bang Theory. Usou sua voz somente, numa conversa entre Sheldon e o boneco do Sr. Spock. Impagável, incrível e hilariante!
Sua última atuação foi mais uma vez como Spock em Além da Escuridão- Star Trek. Ano passado, saiu uma notícia sobre o terceiro filme da nova saga, programado para ser lançado no ano que vem para comemorar os 50 anos que Jornada nas Estrelas foi lançado. Ela, sobre a qual escrevi aqui no Blog de Hollywood, dizia que William Shatner estava acertando sua participação no filme para aparecer ao lado de Leonard Nimoy no filme. Infelizmente, não deu!
O certo é que Leonard Nimoy viveu uma “vida longa e próspera”. E deixou para todos nós, fãs incondicionais do homem e do ator, um legado inesquecível!