Os rumores já estavam correndo há algum tempo. Desde uma entrevista com Maggie Smith há cerca de um mês. Mas agora veio a confirmação que os fãs mais temiam. Hoje foi divulgado um comunicado confirmando o fim de Downton Abbey após a próxima e sexta temporada, programada para estrear nos Estados Unidos em janeiro de 2016. Uma história de sucesso inesperada para todos os envolvidos. Até a princesa Kate disse que era fã e foi fazer uma visita ao set!!
Quando foi lançada, Downton… era apenas mais um produto extremamente bem produzido para a série Masterpiece da PBS, que é exibida há 44 anos, com dramas históricos ingleses. Mas o sucesso foi instantâneo. Transformou desconhecidos em astros e deu novo fôlego à carreira de atrizes veteranas como Elizabeth McGovern e especialmente a maravilhosa Maggie Smith. Ganhou onze Emmy´s, três Globos de Ouro, três SAG´s e três BAFTA´s. É certo que a série nunca mais foi a mesma depois da morte de Matthew Crawley (Dan Stevens resolveu sair da série e seguir carreira em Hollywood). Mas mesmo assim, na última temporada teve uma média de 12.9 milhões de espectadores por semana durante seus nove episódios. Mais de 12.6 milhões de downloads oficiais foram feitos (imagine se adicionar o número dos piratas então…).
A presidente da PBS, Paula Kerger, menciona no comunicado oficial que "nós, assim como os fãs, mal podemos esperar para ver o que irá acontecer com a família Crawley e seus queridos empregados dessa incrível série na sexta temporada. Ela teve um sucesso enorme durante suas cinco temporadas e nós (…) certamente iremos trabalhar para fazer da última temporada a maior de todas!"
De minha parte, adoraria um belo final feliz antes da segunda guerra (apesar da menção ao início do nazismo na Alemanha nesta temporada). Nem Anna (Joanne Froggatt) nem Bates (Brendan Coyle) sofreriam (não dá mais né?), Lady Edith (Laura Carmichael) encontraria alguém que fizesse feliz junto com sua filha, Lady Mary (Michelle Dockery) e Henry Talbot (o ótimo Matthew Goode, que consegue ter química com todas as atrizes com quem contracena) ficariam juntos. A última cena poderia ser com Lady Violet (Maggie Smith) e Isobel (Penelope Wilton) tomando um chá, com um de seus incríveis diálogos. Daria para ser melhor que isso? Pouco provável…