Acabei de assistir agora pelo Apple TV o episódio de Grey´s Anatomy exibido ontem(23) nos Estados Unidos e que provocou uma comoção nas redes sociais. Se você ainda não sabe o que aconteceu e nem quer saber (acho difícil mas…), pare de ler aqui agora. SPOILER! Conforme parecia, aconteceu, e Derek (Patrick Dempsey) se foi da história. Depois de 11 anos acompanhando a história de amor tão especial de Derek e Meredith (Ellen Pompeo), o personagem morreu depois de parar na estrada para salvar outras pessoas.
O episódio provoca diferentes sensações. Primeiro o alívio (porque situações e sucedem sem que coisa alguma aconteça com ele), depois susto (quando finalmente acontece), nervosismo (será que isso vai realmente acontecer?), esperança (no final, ele vai se salvar) e por fim o choro ininterrupto quando Meredith chega e a conclusão também. Depois, com as cenas antigas, o choro corre ainda mais solto.
O criador de uma série tem que ser muito senhor de si para matar um personagem tão querido como Derek Shephard, especialmente depois dele ter se mostrado tão apaixonante (de novo) com declarações de amor apenas dois episódios antes. E a poderosa Shonda Rhimes com certeza é. Muito se falou sobre a decisão dela de afastar o ator depois de atitudes de diva no set. Ainda mais depois de várias experiências similares com Katherine Heigl e Isaiah Washington, por exemplo. Só que acho que nem ela mesma esperava o auê que aconteceu nas redes sociais do mundo.
Aliás, isso é um ponto interessante para analisar. Aqui no Brasil ainda vai demorar algumas semanas para o episódio ser exibido no canal Sony. Entretanto, Derek, Shonda, Greys eram todos trending topics no Twitter ontem à noite. Será que com isso, as emissoras de TV por assinatura podem começar finalmente a entender a mensagem que o público está passando? E que cada vez mais a pirataria continua a crescer devido a esse espaço de semanas, as vezes meses, entre a exibição nos Estados Unidos e no Brasil. Será que ninguém percebe (o se interessa em ver) que o mundo mudou?
Voltando a Grey´s Anatomy, Shonda, normalmente tão atuante no Twitter, ficou sabiamente quieta ontem à noite. Hoje, soltou um comunicado que dizia: “Derek Shephard foi e sempre será um incrivelmente importante personagem – para Meredith, para mim e para os fãs. Eu nunca imaginei ter que dizer adeus para o nosso McDreamy de jeito algum. A atuação de Patrick Dempsey moldou Derek de uma forma que nós esperamos que fique como um exemplo – feliz, triste, romântico, dolorido e sempre verdadeiro – do que as mulheres devem esperar de um amor verdadeiro. Sua perda será sentida por todos nós. Agora Meredith e toda a família de Grey´s Anatomy entrará em um território desconhecido enquanto iniciamos um novo capítulo de sua vida. As possibilidades do que está por vir são infinitas. Como dizia Ellis Gray, “o carrossel nunca para de girar”.”
Como sempre, Rhonda sabe mexer com as emoções da audiência como ninguém. Nestes 11 anos de Grey´s Anatomy, já nos fez chorar com a doença de Izzie e com as mortes de vários personagens: George, Denny Duquette, Lexie e Mark (de uma vez só), Ellis Grey, Tatcher Grey, Adele, o pai de George, Mary Dunham (Mandy Moore em uma participação especial) e até com Doc, o cão. Mas com Derek, realmente ela se superou. Vai fazer falta para o futuro da série (ainda não confirmado, mas espera-se uma 12ª temporada).
https://www.youtube.com/watch?v=g73QLk_msOA