Foram anunciadas hoje as indicações do Emmy 2015 pela simpática atriz de Orange is the New Black, Uzo Uduba e pela apresentadora do reality So You think You can Dance, Cat Deeley. Como todos os anos, tivemos esquecimentos, reconhecimentos, surpresas. Novamente Game of Thrones foi a série recordista de indicações, o conteúdo feito especialmente para os serviços de download como Netflix e Amazon mais uma vez demostraram seu poder, e favoritos de outros anos como The Good Wife e The Big Bang Theory ficaram de fora das categorias principais. Apesar de ignorarem injustamente Penny Dreadful (comportamento normal do Emmy com séries de terror e fantasia), até Grace de Mônaco, com Nicole Kidman, que foi rejeitado para exibição em cinemas, acabou ganhando uma indicação. Vai com certeza ser uma festa diferente!
A entrega do Emmy acontecerá dia 20 de setembro e será exibido no Brasil pelo canal Warner. A apresentação será do comediante Andy Samberg. Abaixo está a lista das principais categorias, com meus comentários:
Série Dramática
Better Call Saul
Downton Abbey
Game of Thrones
Homeland
House of Cards
Mad Men
Orange is the New Black
Até que enfim reconheceram que Orange is the New Black merecia muito mais estar entre os dramas do que entre as comédias. Muitos falaram da ausência de Empire que eu particularmente achei muito chata. Meu maior problema foi com a não presença de Penny Dreadful. Mas para mim, não tem pra ninguém: Game of Thrones, a melhor produção de TV que vi este ano.
Série de Comédia
Louie
Modern Family
Parks and Recreation
Silicon Valley
Transparent
Unbreakable Kimmy Schmidt
Veep
E cadê The Big Bang Theory? Isso sim foi uma surpresa. Aqui é muito difícil prever quem será o vencedor. Silicon Valley é muito boa e tem muitos fãs mas Transparent vem ganhando vários prêmios. O Emmy fez uma declaração de amor a Unbreakable Kimmy Schmidt, da Netflix, com sete indicações. Mas todo mundo sabe como os votantes adoram Modern Family…
Série Limitada (anteriormente conhecida como Minissérie)
American Crime
American Horror Story: Freak Show
The Honorable Woman
Olive Kitteridge
Wolf Hall
American Crime é brilhante apesar de um tanto incômoda por mostrar problemas como drogas, violência e preconceito sem filtro algum. Este também é o caso de American Horror Story: Freak Show (confesso que tive alguma dificuldade de acompanhar essa temporada). Escolher qualquer uma delas seria um passo surpreendente do Emmy, que talvez vá por um caminho mais tranquilo com um drama de época como Wolf Hall.
Filme para TV
Agatha Christie’s Poirot: Curtain, Poirot’s Last Case
Bessie
Grace of Monaco
Hello Ladies: The Movie
Killing Jesus
Nightingale
A inclusão de Grace de Mônaco nessa categoria é surpreendente já que o filme foi totalmente pisoteado pela crítica, que inclusive acabou frustrando sua exibição nos cinemas e indo direto para a TV. Nightingale é um drama forte sobre o drama de veteranos de guerra, um tema que sempre fascina o Emmy.
Ator em Série Dramática
Bob Odenkirk, Better Call Saul
Kyle Chandler, Bloodline
Kevin Spacey, House of Cards
Jon Hamm, Mad Men
Jeff Daniels, The Newsroom
Liev Schreiber, Ray Donovan
As mudanças nas regras do Emmy fizeram com que algumas categorias como essa tivessem mais indicados do que os cinco normais. A surpresa aqui ficou com a presença de Kyle Chandler. Não que ele não seja um bom ator, mas porque seu nome não era citado em nenhum das listas de possíveis candidatos. Mas eu gosto muito dele em Bloodline, da Netflix, apesar de crer que ele não terá muitas chances. A disputa deve ficar entre Bob Odenkirk com Better Call Saul e Jon Hamm, em sua última chance de ganhar com Mad Men. Seria merecido, visto que ele foi indicado todos os anos da série e nunca ganhou.
Atriz em Série Dramática
Taraji P. Henson, Empire
Claire Danes, Homeland
Viola Davis, How to Get Away with Murder
Tatiana Maslany, Orphan Black
Elisabeth Moss, Mad Men
Robin Wright, House of Cards
Nem Julianna Margulies, nem Kerry Washington, nem Michelle Dockery. Em seus lugares entraram Tatiana Maslany, que finalmente é reconhecida por seu brilhante trabalho em Orphan Black e, é claro, Viola Davis e Taraji P. Henson. As duas atrizes são as grandes favoritas. Por incrível que pareça, se uma delas ganhar será a primeira vez na história do Emmy que uma mulher negra será a vencedora nessa categoria.
Ator em Série Limitada ou Filme para TV
Timothy Hutton, American Crime
Ricky Gervais, Derek Special
Adrien Brody, Houdini
David Oyelowo, Nightingale
Richard Jenkins, Olive Kitteridge
Mark Rylance, Wolf Hall
Tirando o insuportável Ricky Gervais, todos os outros poderiam levar o prêmio. Richard Jenkins já foi premiado, mas o meu voto iria pra Timothy Hutton. Seu personagem destruído de American Crime é um assombro.
Atriz em Série Limitada ou Filme para TV
Felicity Huffman, American Crime
Jessica Lange, American Horror Story
Queen Latifah, Bessie
Maggie Gyllenhaal, The Honorable Woman
Frances McDormand, Olive Kitteridge
Emma Thompson, Sweeney Todd: The Demon Barber Of Fleet Street
Jessica é sempre minha favorita. E ela está especialmente maravilhosa em AHS. Mas tem duas concorrentes muito fortes: Maggie Gyllenhaal e Frances McDormand que já alternaram lugar em premiações anteriores. No final todas as indicadas estão brilhantes em seus papéis. Vale assistir e aplaudir!
Ator em Série de Comédia
Anthony Anderson, black-ish
Matt LeBlanc, Episodes
Don Cheadle, House of Lies
Will Forte, The Last Man On Earth
Louis C.K., Louie
William H. Macy, Shameless
Jeffrey Tambor, Transparent
Eu sempre torço por William H.Macy, um ator excelente que normalmente esquecido na hora das premiações. mas creio que este ano não tem pra ninguém. Jeffrey Tambor vem ganhando todas por sua atuação em Transparent, da Amazon.
Atriz em Série de Comédia
Lisa Kudrow, The Comeback
Lily Tomlin, Grace And Frankie
Amy Schumer, Inside Amy Schumer
Edie Falco, Nurse Jackie
Amy Poehler, Parks And Recreation
Julia Louis-Dreyfus, Veep
Jane Fonda deve ter ficado muito brava porque Lily Tomlin foi indicada e ela não, por Grace and Frankie. Mas creio que ela não deve ter grandes chances. Tem Amy Poehler, com sua última chance para ganhar por Parks and Recreation, a nova queridinha americana, Amy Schumer e a sempre premiada Julia Louis-Dreyfus. A disputa deve ficar entre elas.
Ator Coadjuvante em Série Dramática
Jonathan Banks, Better Call Saul
Ben Mendelsohn, Bloodline
Jim Carter, Downton Abbey
Peter Dinklage, Game Of Thrones
Alan Cumming, The Good Wife
Michael Kelly, House Of Cards
Peter Dinklage já ganhou um Emmy na categoria mas ele é sempre ótimo. Tem minha preferência. Mas Alan Cumming está muito bom em The Good Wife e Jim Carter é um adorável mordomo em Downton Abbey. Oh, dúvida cruel!
Atriz Coadjuvante em Série Dramática
Joanne Froggatt, Downton Abbey
Lena Headey, Game Of Thrones
Emilia Clarke, Game Of Thrones
Christine Baranski, The Good Wife
Christina Hendricks, Mad Men
Uzo Aduba, Orange Is The New Black
Joanne Froggatt já foi indicada dois anos anteriormente e ganhou o Globo de Ouro. Uzo Uduba, que é a melhor de Orange is the New Black, já ganhou no ano passado. Mas ninguém foi mais marcante do que Lena Headey, com sua caminhada nua no meio da rua em Game of Thrones. Insuperável!
Ator Coadjuvante em Série de Comédia
Andre Braugher, Brooklyn Nine-Nine
Adam Driver, Girls
Keegan-Michael Key, Key & Peele
Ty Burrell, Modern Family
Tituss Burgess, Unbreakable Kimmy Schmidt
Tony Hale, Veep
Atriz Coadjuvante em Série de Comédia
Mayim Bialik, The Big Bang Theory
Niecy Nash, Getting On
Julie Bowen, Modern Family
Allison Janney, Mom
Kate McKinnon Saturday Night Live
Gaby Hoffmann, Transparent
Jane Krakowski, Unbreakable Kimmy Schmidt
Anna Chlumsky, Veep
Não sou grande fã de comédias mas admiro muito o trabalho de Andre Braugher em Brooklyn Nine-Nine. Já na categoria feminina, apesar de adorar a Amy Farrah Fowler de Mayim Bialik (única entre coadjuvantes de The Big Bang Theory a ser indicada), acho que Allison Janney é a melhor disparada. De novo, já que foi a vencedora do ano passado.
Ator Coadjuvante em Minisséries ou Filme para TV
Richard Cabral, American Crime
Denis O’Hare, American Horror Story: Freak Show
Finn Wittrock, American Horror Story: Freak Show
Michael Kenneth Williams, Bessie
Bill Murray, Olive Kitteridge
Damian Lewis, Wolf Hall
Damian Lewis é um querido do Emmy desde a época de Homeland e Bill Murray já é uma lenda. Mas quem mais me marcou entre os indicados foi Finn Wittrock em AHS. Você não conseguia tirar os olhos dele!
Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Filme para TV
Regina King, American Crime
Sarah Paulson, American Horror Story: Freak Show
Angela Bassett, American Horror Story: Freak Show
Kathy Bates, American Horror Story: Freak Show
Mo’Nique, Bessie
Zoe Kazan, Olive Kitteridge
Adoro Regina King, especialmente depois que a conheci pessoalmente. Ela está ótima em American Crime mas Sarah Paulson foi um assombro como a mulher de duas cabeças e um só corpo em AHS. Tão diferente e uma atriz tão forte! Merece ganhar como já merecia nos dois últimos anos.
Ator Convidado em Série Dramática
Alan Alda, The Blacklist
Michael J. Fox, The Good Wife
F. Murray Abraham, Homeland
Reg E. Cathey, House of Cards
Beau Bridges, Masters Of Sex
Pablo Schreiber, Orange Is The New Black
Atriz Convidada em Série Dramática
Margo Martindale, The Americans
Diana Rigg, Game of Thrones
Rachel Brosnahan, House Of Cards
Cicely Tyson, How To Get Away With Murder
Allison Janney, Masters Of Sex
Khandi Alexander, Scandal
Beau Bridges e Alan Alda tiveram atuações superlativas em sua participações especiais. Realmente inesquecíveis! Já imaginou se desse um empate? Seria muito justo! Já entre as mulheres, como esquecer a atuação de Cicely Tyson em How to get Away wth Murder? E Margo Martindale em The Americans? Categorias difíceis não?
Ator Convidado em Série de Comédia
Mel Brooks, The Comedians
Paul Giamatti, Inside Amy Schumer
Bill Hader, Saturday Night Live
Louis C.K., Saturday Night Live
Bradley Whitford, Transparent
Jon Hamm, Unbreakable Kimmy Schmidt
Atriz Convidada em Série de Comédia
Christine Baranski, The Big Bang Theory
Gaby Hoffmann, Girls
Pamela Adlon, Louie
Elizabeth Banks, Modern Family
Joan Cusack, Shameless
Tina Fey, Unbreakable Kimmy Schmidt
Dois grandes veteranos – Mel Brooks e Bradley Withford – e duas participações em Saturday Night Live – Bill Hader e Louis C.K.. Como escolher entre atuações tão diferentes? Hummm, Mel Brooks sempre! Entre as mulheres é mais fácil, Christine Baranski como a hilária mãe de Leonard em The Big Bang Theory.
Evane Moises
17 de julho de 2015 às 6:30 am
Só uma correção: a Christine Baranski interpreta a mãe do personagem Leonard, em The Big Bang Theory. 😉
Eliane
17 de julho de 2015 às 8:57 pm
Nossa, que falha, Evane! Claro que Christine Baranski é a mãe de Leonard,a Dra. Beverly Hofstadter, e não a de Howard. Obrigada por chamar minha atenção!!!