O cinema francês tem várias opções disponíveis no streaming – e também vários conseguem ainda ser lançados no cinema. Nesse último caso, estreou esta semana Culpa e Desejo, que concorreu a Palma de Ouro e foi exibido no Festival Varilux. Fala de um assunto espinhoso, e provavelmente vai deixar muita gente revoltada.
Culpa e Desejo se baseia em um filme dinamarquês chamado Rainha de Copas, de 2019. Nesta adaptação francesa, Anne (Léa Drucker) é uma mulher casada e bem-sucedida. É também uma respeitada advogada especializada em violência sexual contra menores. Só que quando o filho do marido de um casamento anterior, Théo (Samuel Kircher), vem morar com eles, as coisa se complicam. Ela entre num jogo de sedução com o menor. E, aos poucos, Anne engata uma relação amorosa que pode abalar sua carreira e sua família.
O filme coloca o espectador como voyeur dessa história complicada. É óbvio que Anne não ama ou sente atração pelo marido. E também que ela admira a beleza da juventude de Théo. Mas o filme deixa claro que ela sabe exatamente o quanto está errada, e não parece se importar como deveria. Não é um filme fácil de ver, mas envolve – e o final pode até chocar mais ainda.
Mas se você não estiver com vontade de ir ao cinema, há outras boas opções de filmes franceses no streaming. Eu vi todos – e são ótimos.
A boa Esposa – Globoplay
A Boa Esposa se passa em 1968. Ou seja pouco antes do famoso movimento dos estudantes, que resultou em passeata e greve geral. Mas quando o filme começa, isso está tudo bem longe do universo de Paulette Van Der Beck (Binoche). Ela dirige com o marido a Escola Doméstica Van Der Beck. É um local para jovens no qual elas irão aprender a serem boas esposas. Ou seja, a cumprir seus deveres matrimoniais e cuidarem do dia a dia como perfeitas donas de casa. Mas tudo muda de repente quando ela se vê viúva e falida. Ou seja, Paulette terá que assumir a escola sozinha. É quando seu primeiro amor ressurge e ares de liberdade feminina começam a ser sentidos. O filme é divertido de ver. Especialmente ao expor o ridículo de situações, especialmente aos olhos de hoje.
Alerta Lobo – Netflix
um jovem chamado Chanteraide, que está a bordo de um submarino nuclear da França, é conhecido como “ouvido de ouro”. Esse apelido é por causa de seu raro dom de conseguir identificar qualquer tipo de som. E justamente por isso, ele carrega muita responsabilidade sobre suas funções. Mas, o jovem acaba cometendo um erro gravíssimo. Com isso, e acaba perdendo a confiança dos demais integrantes do submarino, além de colocar a vida de todos em um risco nuclear. Tentando reconquistar a confiança de todos, ele conduz sua própria investigação, enquanto o mundo está a beira de um apocalipse nuclear. E o resultado disso o coloca na situação de prevenir uma guerra. No elenco estão Omar Sy, Mathieu Kassovitz e Jean-Yves Barteloot.
Chocolate – Pluto TV
Não se deve confundir este com o delicioso filme Chocolate, dirigido por Lasse Halstron e estrelado por Juliette Binoche e Johnny Depp. Esse é igualmente bom, mas muito mais dramático. Inspirado no livro do historiador francês Gérad Noiriel, Chocolate conta a história de um escravo que, na Paris do século 19, se torna um famoso artista de circo. Ao formar dupla com Footit, um artista branco, ele se transformou em um dos personagens mais populares da cena parisiense durante mais de 20 anos. Omar Sy está sensacional no papel principal.
Os Guarda-Chuvas do Amor – Globoplay/ MUBI
1957. Guy Foucher (Nino Castelnuovo) é um jovem de 20 anos que foi criado pela madrinha e trabalha como mecânico de carros. Ele é apaixonado por Geneviève Emery (Catherine Deneuve), uma adolescente de 17 anos que ajuda sua mãe viúva no negócio da família, uma loja de guarda-chuvas elegante, mas pouco lucrativa. Geneviève também o ama, mas sua mãe acha que ela é muito nova para casar e não vê como Guy pode manter uma família. Ele é convocado para o serviço militar e ela descobre estar grávida. Surge o dilema: esperar o retorno do amado ou seguir adiante? O filme é maravilhoso, a canção Je ne pourrai jamais vivre sans toi, idem. Fez também muito sucesso em sua versão em inglês, I will wait for you.
Os Três Mosqueteiros : Dartagnan – Globoplay
O filme mostra a chegada do jovem D’Artagnan à Paris sonhando em se tornar um mosqueteiro. Só que ele acaba se envolvendo em várias situações complicadas. Mas tal jornada acaba levando que ele cruze o caminho de Athos, Porthos e Aramis. Os quatro terão que lutar contra várias forças poderosas que querem derrubar o trono francês. Especialmente a mortal Milady (Eva Green). Tudo é sensacional, a direção de arte, os figurinos, a fotografia. A sequência A Vingança de Milady vai estrear nos cinemas agora em dezembro.