Hoje, 20 de junho, Nicole Kidman completa 50 anos. É uma ótima atriz, ganhadora do Oscar, canta muito bem, enfim, uma grande estrela. Lembro-me da primeira vez que a vi em Terror a Bordo, ainda com cara de criança e cabelos vermelhos muito encaracolados. Foi também essa atuação que chamou a atenção de Tom Cruise, que a levou para Hollywood, e casou com ela. Na época, muitos acharam que Nicole era só isso, a garota bonita, que conquistou o astro de Hollywood, e com isso, conseguiu uma carreira internacional. Mas Nicole provou que era muito mais!
A percepção veio em momentos muito próximos. O primeiro, ao ver a Nicole mostrando que poderia ser uma atriz diferenciada, que dominava a cena em Um Sonho sem Limites, de Gus Van Sant, O segundo, na cerimônia do Oscar de 1997, com seu vestido Christian Dior, talvez o mais icônico da história. Sua atitude, seu domínio, deixaram claro que ali estava uma estrela.
Mais tarde, ela ganhou o Oscar – por As Horas, em 2002 – , mas tinha tido sua grande atuação um ano antes, em Moulin Rouge – O Amor em Vermelho. Cantando, brilhando, e demonstrando a grande atriz que é.
Tanto que depois da separação de Tom Cruise, e alguns filmes realmente abaixo da média, como Mulheres Perfeitas (2004), A Feiticeira (2005), Revelações (2003) e até sendo uma figura totalmente decorativa em Batman Eternamente (1995), Nicole sempre renasce.
Neste ano, por exemplo, ela teve um grande sucesso na TV – Big Little Lies, disponível na HBO GO – e no cinema, com mais uma indicação para o Oscar com Lion: Uma jornada para casa. E é com Lion, que abro a minha lista de cinco filmes com Nicole Kidman para ver na Netflix. Está em ordem, do melhor para o pior (em minha opinião):
Lion – Uma Jornada para Casa (2016)
Belíssimo filme, que foi indicado a vários Oscars esse ano. Conta a história real de um garotinho que se perde da família na Índia e passa por diversas situações até ser adotado or um casal na Austrália Nicole e David Wenham). Anos depois, já adulto (Dev Patel), ele parte em busca de sua família perdida. Nicole está simplesmente divina, impossível não se emocionar com ela.
O Mestre dos Gênios (2016)
Um filme que não teve sucesso nos cinemas, mas que merece ser conhecido, não só pela atuação de Nicole como também pela de Jude Law. Ele é o escritor Thomas Wolfe, genial mas muito difícil de lidar. Nicole é Aline Bernstein, uma mulher obcecada por ele. Imperdível, especialmente para quem gosta de literatura.
Austrália (2008)
Muita gente fala mal do filme, mas eu sinceramente acho que é uma bela história de amor, e as cenas entre Nicole e Hugh Jackman são ótimas. Durante a II guerra, uma aristocrata inglesa tenta fazer com que sua fazenda numa terra inóspita dê certo, apesar do ataque japonês e de um ambicioso vilão local.
De Olhos bem Fechados (1999)
O último filme que Tom Cruise e Nicole fizeram juntos. Um médico sai pela noite após a esposa confessar que quase o traiu uma vez. Em sua jornada, ele passa por diversas experiências. Um filme bem forte e perturbador. Foi também o último dirigido por Stanley Kubrick, que morreu logo depois.
Os Outros (2001)
Grande sucesso de bilheteria, o filme conta a história de uma mulher que vive numa casa antiga com os dois filhos, que ela acha que está assombrada. O filme foi lançado na mesma época em que o divórcio de Nicole e Tom foi finalizado.