Eu tinha acabado de assistir Um Fascinante Novo Mundo, e, sinceramente, não queria um outro drama. Mas, gosto muito de James Norton, e não iria ter tempo de assistir em outro momento Algum Lugar Especial antes da estreia nos cinemas nessa quinta. Então resolvi tentar. Foi uma bela e terna surpresa. Este último trabalho do cineasta e roteirista Uberto Pasolini (diretor do filme Uma Vida Comum) emociona ao contar uma história simples e especial, baseada em um fato real.
Algum Lugar Especial narra a história de John, um limpador de vidros de 35 anos. Ele dedicou sua vida a criar seu filho, Michael, depois que a mãe da criança os deixou e voltou para a Rússia. Quando John descobre ter apenas alguns meses de vida, ele tenta encontrar uma solução para Michael. Uma nova família que seja perfeita para ele, e ainda protegê-lo da terrível realidade da situação.
A crítica
Sinceramente, nos primeiros minutos, com as imagens frias da cidade, pensei que seria difícil aguentar uma hora e meia de filme. Só que quando começa a maratona de John e Michael para achar uma nova família, você se sente completamente envolvido. As buscas são entremeadas pelo dia a dia dos dois. Coisas simples, como ir ao parque, assistir TV, comemorar um último aniversário. A relação de pai e filho emociona a todo o momento. E isso se deve muito a fantástica química de James Norton e do garotinho Daniel Lamont.
Aliás, que criança incrível! Ele pouco fala, mas seus olhinhos passam todo o seu pensamento tanto para o pai quando para a audiência. E James Norton? Estamos sempre acostumados a vê-lo no papel do bonitão sexy da hora (já viu Guerra e Paz?). Aqui ele surpreende. Sua determinação, seus últimos momentos de felicidade, o amor incomensurável por seu filho, o cansaço, a dor. Está tudo ali, com louvor.
É claro que Algum lugar Especial é um drama para aqueles que gostam de filmes calmos, com histórias para chorar. Já aviso que você vai chorar no final. Mas, ao mesmo tempo, passa uma mensagem positiva, que faz com que a gente sinta as mais diversas emoções. E ainda, é obrigatório para pais e filhos! Vale conhecer!