O cinema de terror vem tendo cada vez mais visibilidade, mesmo em festivais e premiações. Em 2019, A Chorona, filme do gênero da Guatemala, teve uma carreira bem interessante. Por exemplo, foi o vencedor na categoria de filme estrangeiro do National Board of Review. E ainda concorreu ao Globo de Ouro, e ganhou prêmios especiais em Veneza também para o seu diretor, Jayro Bustamante. Mas é bom avisar: não confunda com A Maldição da Chorona, produzido por James Wan. O filme estreia hoje(23) nos cinemas nos cinemas por aqui. E tem uma premissa e um desenvolvimento bem curiosos.
Enrique é um general aposentado responsável por um genocídio. Mas ele é absolvido no julgamento, para a revolta da população, que cerca sua casa em protesto. Ele acaba ficando preso em sua mansão com sua esposa, filha e empregados insatisfeitos. Só que tudo isso, deixa Enrique paranoico. É quando ele começa a ouvir lamentos misteriosos durante a noite. Tudo fica ainda mais complicado quando a jovem Alma chega para trabalhar na casa. E ela tem um motivo muito misterioso para estar ali.
O filme é mais um suspense do que propriamente um terror. Deixa você tenso, assim como os habitantes da casa. Especialmente com o barulho dos manifestantes e a sensação de perigo. Também tem uma dose pesada de crítica à injustiça social. Não é um filme fácil de ver, mas impressiona. E é especialmente importante por vir de uma região cuja produção cinematográfica não é tão conhecida.
Se você não está indo ao cinema ainda, ou se A Chorona não está em cartaz na sua cidade, aqui vão três sugestões de filmes de terror fora de Hollywood, para assistir no streaming:
O Orfanato – Espanha – Netflix
Laura (Belén Rueda) passou sua infância em um orfanato. Agora, 30 anos depois, ela retornou ao local com seu marido Carlos (Fernando Cayo) e seu filho Simón (Roger Príncep), de 7 anos. Ela deseja restaurar e reabrir o orfanato, que está abandonado há vários anos. O local logo desperta a imaginação de Simón, que passa a criar contos fantásticos. Entretanto, à medida que os contos ficam mais estranhos, Laura começa a desconfiar que há algo à espreita na casa.
A Noite Devorou o Mundo – França – Amazon Prime/ Telecine
Sam é um escritor de 36 anos, solitário e anti-social. Uma noite, ele vai a uma festa organizada por Fanny, uma jovem que ele cobiça, no apartamento parisiense. Só que, após falhar em sua tentativa de seduzir Fanny, ele adormece sozinho numa sala isolada. Quando acorda, o apartamento está vazio, e as ruas repleta de zumbis. E ele não consegue sair do local.
Invasão Zumbi – Coreia – Netflix
Gosto muito desse filme, que inclusive teve uma sequência, Invasão Zumbi 2: Península, que é péssima. Então aproveite a tensão e o terror desse original que está na Netflix. A Coreia do Sul decreta estado de emergência após um vírus desconhecido tomar conta do país. Algumas pessoas tentam fugir, e acabam presas em um trem-bala que está a caminho de Busan, a única cidade que não foi afetada pelo vírus.