Talvez a maior das grandes tragédias da história do cinema foi o absurdo acidente (veja detalhes abaixo) que acabou matando o astro do filme O Corvo (1993) Brandon Lee, filho de Bruce Lee, que também morreu em situações estranhas. Isso chegou inclusive a criar uma aura de maldição em torno da história, uma adaptação dos quadrinhos sobre a morte de um casal na Noite do Demónio. Depois de voltar do mundo dos mortos um ano depois, ele, Eric Draven, inicia uma caçada para vingar-se de seus assassinos.
Ano passado, depois de considerar alguns dos maiores astros de Hollywood para o papel principal de Eric – Bradley Cooper, Mark Wahlberg, Channing Tatum, Robert Pattinson, James McAvoy, Tom Hiddleston, Alexander Skarsgård – a produção acabou fechando com Luke Evans (Drácula: A História nunca Contada). Só que em janeiro deste ano, Luke desistiu. Contrataram então Jack Huston, conhecido por The Boardwalk Empire , e esteve também em A Longa Jornada, exibido recentemente nos cinemas. Ele também estará em Ben Hur no papel principal. Isso deverá transformá-lo em astro do primeiro time.
Só que , alegando problemas de agenda, Jack também acabou de abandonar o papel. A pré-produção já teve início no País de Gales e as filmagens estão programadas para começar nas próximas semanas. Os rumores indicam que os produtores saíram atrás de atores como Nicholas Hoult e Jack O’Connell, só que parece que a maldição ainda persiste. Mas o filme ainda está programado para estrear nos cinemas em 2016.
A morte de Brandon Lee nas filmagens de O Corvo em 1993
Brandon Lee faleceu após um tiro acidental durante as filmagens em 31 de março de 1993. A cena fatal ocorreu durante o flashback do personagem Eric Draven, quando este entra em seu apartamento e descobre que sua noiva está sendo espancada e estuprada por bandidos. Na época era comum a utilização de armas de verdade durante as filmagens. Mas estas eram equipadas com festim ( cartuchos sem bala contendo duas vezes mais pólvora que uma bala normal para causar explosão e barulho). Em uma cena anterior, a arma utilizada precisou ser carregada com balas de verdade para que a cena de tiro tivesse mais realidade, porém, um dos projéteis ficou preso no cano do revólver sem ninguém perceber mesmo com o novo carregamento com balas de festim.
Brandon Lee entrou no set segurando um falso saco de supermercado que continha uma bolsa explosiva com sangue artificial. O personagem do ator Michael Massee disparou o revólver Magnum 44 no ator, e a pólvora do festim fez com que o projétil que estava preso no cano fosse liberado, atravessando o saco que Lee trazia consigo e perfurando seu abdômen. Tanto que demorou algum tempo para que a equipe percebesse o que realmente havia acontecido.
Apesar de ter sido levado às pressas para um hospital próximo, Brandon acabou falecendo por hemorragia interna ainda na mesa de operações, após 10 horas de tentativas frustradas para salvá-lo. Ele tinha apenas 28 anos de idade.