Este é, sem duvida, um fim de semana muito triste para os fãs de cinema. Após o anúncio da morte de Maximillian Schell no sábado, hoje tivemos mais duas terríveis notícias. Primeiro o cineasta Eduardo Coutinho (Cabra Marcado para Morrer), que foi morto a facadas e o filho Daniel é o maior suspeito. E depois,Philip Seymour Hoffman, que foi achado sem vida no banheiro de sua casa. Ainda não foi anunciada a causa oficial, mas os investigadores suspeitam de overdose. Philip foi encontrado com uma seringa espetada em seu braço e há algum tempo tornou pública sua luta contra drogas. Em maio do ano passado, ele chegou a se internar para tratamento pois havia começado a usar heroína.
Um final muito triste . Ele era reconhecido como um ator muito intenso e de talento enorme. Foi premiado com o Oscar por seu fantástico desempenho como Truman Capote em Capote. Por esse papel ganhou ainda o B.A.F.T.A., o Critics’ Choice Award, o Globo de Ouro e o S.A.G.´s ( somente outros 6 atores conseguiram este feito). Seu último filme exibido nos cinemas brasileiros foi Jogos Vorazes: Em Chamas, onde fazia o papel de Plutarch. Apesar de ter terminado de fazer sua participação no filme seguinte da saga Jogos Vorazes :A Esperança – Parte 1 (que será lançado no final deste ano), ele ainda estava filmando a Parte 2, filme final da saga. Nos próximos dias deverá ser anunciado quais os planos dos produtores sobre qual o rumo do personagem. Outro filme, O Homem mais Procurado, baseado no livro de John Le Carré, tem o lançamento no cinema no Brasil programado para 20 de junho próximo.
Hoffman também dirigiu um filme: Vejo Você no Próximo Verão. Mas o que ficará para a história serão suas grandes atuações como ator. Abaixo, você pode ver algumas de minhas preferidas:
– Twister (1997)
Como o mais enlouquecido membro da equipe de Jo (Helen Hunt), Hoffman me conquistou com este papel. Divertido e enlouquecido, tem talvez a sua melhor atuação de comédia. Adoro!
– Ninguém é Perfeito (1999)
Como o travesti Rusty, que dá aulas de canto a Walt (Robert De Niro), Hoffman constrói um personagem divertido, humano e altamente dramático.
– Capote (2005)
Ele levou todos os prêmios como o escritor Truman Capote. Não tinha pra mais ninguém…ele estava perfeito!
– Missão Impossível 3 (2006)
Originalmente oferecido para Kenneth Brannagh, o vilão Owen Davian é o melhor da franquia. Totalmente diferente do que havíamos nos acostumado a ver na filmografia de Hoffman. E brilhante.
– Dúvida (2008)
Ele foi indicado ao Oscar por sua atuação como o Padre que pode ou não ser culpado. E poderia ter levado pois ele está tão perfeito que até hoje você acaba não tendo certeza se ele era realmente inocente…
– Os Piratas do Rock (2009)
Como não rir com O Conde, “o Deus americano do rádio) nesta divertida comédia sobre um grupo de malucos que faz transmissões proibidas de um barco no meio do mar?
Além destes, Hoffman teve muitos outros grandes momentos. Antes que o Diabo saiba que você está Morto, Jogos do Poder, Cold Mountain, Dragão Vermelho, Quase Famosos, O Talentoso Ripley, Magnolia e tantos outros. Uma pena que não teremos mais…
Antonio Jorge Mendes
3 de fevereiro de 2014 às 10:11 am
Por razões quase sentimentais também adoro Hoffman no papel do crítico de rock Lester Bangs, em ALMOST FAMOUS ….. Era um dos grandes atores da MINHA geração ……… Um grande perda ……… E um perda triste pela maneira que pode ter acontecido
astrid
4 de fevereiro de 2014 às 2:32 am
Grande perda!