Todo mundo adora os filmes de Pedro Almodóvar, certo? As cores fortes, as emoções à flor da pele, os personagens surreais. Vencedor do Oscar por Fale com Ela, ele está constantemente trabalhando, desenvolvendo roteiros, dirigindo. E enquanto seu novo longa, Madres Paralelas, com Penelope Cruz, não chega, já podemos ver o seu badalado curta, A Voz Humana. Ele estreou hoje (29) em versão legendada para compra e aluguel nas plataformas Now, Amazon Prime, Vivo Play, Google Play e YouTube Filmes.
O filme tem cerca de 30 minutos e é baseado em uma peça de Jean Cocteau do mesmo nome. A Voz Humana acompanha um momento de uma mulher à espera da ligação do companheiro que acabou de deixá-la. Sob o olhar atento do cachorro do ex, também abandonado, ela finge estar bem, mas logo perde o controle.
É o primeiro filme de Almodóvar falado em inglês. Tilda Swinton fica sozinha em cena, acompanhada ocasionalmente do cachorro (que é lindo). É feito para a atriz brilhar. Mais uma vez os ingredientes indispensáveis de um filme do diretor estão presentes. As cores fortes, as emoções à flor da pele. A gente não ouve nem mesmo a pessoa com que ela conversa pelo telefone.
Apesar disso, a história nunca envolve realmente. O que vale é a performance de Tilda e a cenografia, feita dentro de um estúdio. Não está entre os melhores trabalhos do diretor. Mas mesmo assim você fica atento para saber o que vai acontecer. Mesmo não sendo um grande destaque, Almodóvar sempre vale a pena.
Carreira em festivais
O curta passou nos festivais de Veneza, New York Film Festival e BFI London Film Festival, edições de 2020. No Brasil, o novo trabalho de Almodóvar foi visto na abertura da 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, no dia 20 de outubro, e em sessões presenciais ao longo do evento. O curta também foi programado na Mostra Cinema e Ópera, de Belo Horizonte.