Pouca gente deve se lembrar hoje em dia de Luise Rainer. Mas ela foi a primeira pessoa a ganhar dois Oscars consecutivos: como melhor atriz em 1936 ( Zigfield – O Criador de Estrelas) e 1937 (Terra dos Deuses).Ela morreu hoje (30), com incríveis 104 anos, em Londres. Seu último filme foi de 1997,The Gambler, baseado na obra de Dostoievski.
Vi poucos filmes da atriz e sinceramente a achava um pouco exagerada, o que era até normal entre as atrizes daquela época. Depois dos dois Oscars, a atriz entrou em várias brigas com o chefão do estúdio MGM, Louis B.Mayer, que basicamente mandava em Hollywood na época. Queria atuar em produtos de maior qualidade, enquanto o estúdio a preferia em comédias leves. Fez mais uns poucos filmes (gosto de A Grande Valsa, de 1938), e acabou se mudando para Nova York buscando oportunidades no teatro e na TV. Fez alguns teleteatros e praticamente se aposentou, voltando somente para uma participação da série O Barco do Amor (1984) e The Gambler.
Em sua vida pessoal, foi casada durante alguns anos com o dramaturgo Clifford Odets. Foi famoso o romance dele com a atriz Frances Farmer na época em que era casado com Luise. Essa história pode ser vista no ótimo filme Frances (1982), com Jessica Lange em sua melhor atuação.
Em 1997 e em 2002, os produtores da festa do Oscar resolveram trazer antigos vencedores do prêmio para um evento chamado Álbum de Família do Oscar. Mesmo com a saúde já um pouco frágil, Luise viajou de Londres para comparecer nas duas ocasiões em Hollywood. Na ocasião, ela brincou dizendo” Se eu não aparecer vão achar que morri!”
Bem, para chegar aos 104, tem que se ter muito bom humor…