Anatomia de um Queda concorre a cinco Oscars, inclusive filme , direção , e atriz (Sandra Huller). É provável que não leve nenhum desses. Entretanto é um grande acontecimento. Isso tudo depois de ter conquistado a Palma de Ouro em Cannes. É um belo filme que manipula audiência a cada momento de maneira inteligente e sagaz! Estreia hoje nos cinemas e vale ver !
A história começa numa casa nos Alpes franceses. Um homem é encontrado morto na neve do lado de fora do chalé isolado onde morava com sua esposa, uma escritora alemã, e seu filho de 11 anos com deficiência visual. Não vemos o momento da morte, só o corpo do homem encontrado pelo filho. Durante a investigação, a conclusão é que se trata de uma “morte suspeita”. É impossível saber ao certo se ele tirou a própria vida ou se foi assassinado. A viúva vai então a julgamento tendo seu próprio filho no meio do conflito.
O que achei?
Anatomia de uma Queda envereda por diversos gêneros de cinema. É um filme sobre um assassinato, portanto há toda uma investigação. É também um filme de julgamento, com boa parte de sua trama passada dentro do tribunal. E por fim, é também o drama de uma família. A melhor cena do filme, é justamente um flashback, onde marido e mulher discutem de maneira arrasadora.
Em alguns pontos me lembra o filme de Billy Wilder, que eu adoro, Testemunha de Acusação. Mas Anatomia de uma Queda é muito mais profundo, especialmente sua personagem central, vivida por Sandra Huller ( que interpreta em três línguas!!). Ela é que direciona o público – e confunde também – sobre se sua personagem tem culpa ou não. E com isso há o contraponto do filho, também feito de forma sensacional por Milo Machado Graner. O menino prova ser o fator que vai resolver a história.
É interessante perceber que o filme não dá respostas óbvias (se fosse um filme americano teria com certeza uma cena pós-créditos, rs). E aí, quem sabe, a resposta real, a que nos faz repensar tudo, acaba sendo mesmo providenciada pelo cachorro (que é sensacional também – e lindooo). Vale a pena ver – e com certeza vai deixar você pensando e analisando essa história por um bom tempo após o seu final.